A importância econômica e ecológica das abelhas

0
99
IMPRIMIR

O dia da abelha é comemorado no Brasil em 03 de outubro.Essa data é importante para nos lembrar da importância das abelhas, que atuam garantindo a polinização de diversas espécies de plantas e apresentam grande valor econômico, haja vista que fabricam produtos como mel, cera e própolis.Essa é uma data importante para refletirmos sobre o papel desses animais na sobrevivência da nossa e de outras espécies.

As abelhas destacam-se por serem responsáveis pela polinização de uma série de espécies vegetais, o que garante a produção de alimento para vários seres vivos. Também atuam na produção de uma grande quantidade de produtos de valor econômico.

Além da polinização, as abelhas fabricam mel, um alimento muito comercializado em nosso país. Vale destacar que outros produtos que possuem valor comercial também são produzidos por abelhas, tais como a cera, própolis e geleia real. A cera é utilizada pelo homem na fabricação de cosméticos, velas e medicamentos. O própolis é utilizado na indústria cosmética e como medicamento. A geleia real é vendida em tablete, seca, com mel, na indústria de cosméticos e na de medicamentos.

Ao lançar o projeto Polinizando o Pampa  a prefeitura do Rio Grande (RS), juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, pretendem incentivar a criação de abelhas Jataí, sem ferrão, próximas a unidades de conservação ambiental. O projeto começou em outubro do ano passado com a entrega de 150 colmeias de Jataí para 15 produtores rurais, ganhando cada um deles 10 colmeias, cujas propriedades estão localizadas próximas à Reserva da Vida Silvestre Banhado do Maçarico, à área de proteção ambiental Lagoa Verde e à Ilha dos Marinheiros.

Essas abelhas são incapazes de ferroar, nem é preciso equipamentos de proteção e nem fumaça para o manejo. Por isso, elas podem ser criadas próximas de residências, inclusive em áreas urbanas. Com cerca de 5 mm de comprimento,essas  pequenas trabalhadoras são gigantes na tarefa de manter a biodiversidade dos biomas brasileiros.

CONHEÇA O PROJETO POLINIZANDO O PAMPA