Universidade Federal do Rio Grande (FURG) comanda projeto para instalar torres de medição em 12 portos nacionais

0
746
IMPRIMIR

 

Estações possuem anemômetro e marégrafo / Mauro Pasini

 

por Mauro Pasini / Especial

Será com a ajuda da tecnologia e da capacidade de pesquisadores que o Governo espera monitorar até que ponto o nível do mar na costa brasileira  está sofrendo inteferências das mudanças climáticas globais. Ainda este ano, os primeiros portos devem receber equipamentos do mais recente projeto aprovado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O trabalho leva o nome de “Sistema de Monitoramento do Nível do Mar na Costa Brasileira”. Projetado pelo Laboratório de Estudos dos Oceanos e Clima (Leoc) do Instituto de Oceanografia e pelo Laboratório de Tecnologia de Geoinformação (Letgeo) do Centro de Ciências Computacionais (C3) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), o projeto prevê a instalação de 12 estações autônomas de monitoramento do nível da água  em estruturas portuárias ao longo da costa.

As torres metálicas – feitas em aço galvanizado e com pintura eletrostática – são dotadas de modernos equipamentos importados, como marégrafos, sensores, barômetro, anemômetros e pluviômetros que transmitirão os dados para uma central. A energia via placas solares facilita a instalação em locais isolados. A cada 15 segundos, as informações atualizadas seguirão para centrais, que serão monitoradas pelos ministérios dos Portos e da Ciência e Tecnologia. Além disso, pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas e pelo programa Rede Clima.

 

Brasil carece de informações sobre variação do nível do mar

O investimento foi feito após a constatação de que o Brasil não possui informações sobre o nível do mar no seu extenso litoral. Cada estação cerca de US$ 45 mil. Na primeira fase, foram investidos R$ 1,2 milhão. A escolha dos portos ainda depende da análise do MCT e da Secretaria Especial dos Portos (SEP). A lista prévia feita pela FURG indica 15 locais estratégicos. Em maio, a primeira estação deve ser instalada em Rio Grande. O projeto é coordenado pelo pesquisador Carlos Alberto Garcia, enquanto a parte operacional fica a cargo de Glauber Gonçalves . A escolha da FURG se deve ao reconhecimento internacional da instituição na área de Oceanologia.

QUAIS PORTOS PODEM RECEBER

AS ESTAÇÕES

– Rio Grande (RS) – Imbituba (SC)

– São Francisco do Sul (SC)

– Paranaguá (PR) – Santos (SP)

– Sepetiba (RJ) – Vitória (ES)

– Salvador (BA) – Maceió (AL)

– Pecém (CE) – Suape (PE)

– Cabedelo (PB)

– Areias Brancas (RN)

– Santana (AP) – Belém (PA)