Começa a limpeza de cargas que caíram de navio e alcançaram área de preservação

0
612
IMPRIMIR
Entre as mercadorias estavam potes plásticos, escovas de dente e produtos natalinos (Foto: Divulgação)
Entre as mercadorias estavam potes plásticos, escovas de dente e produtos natalinos (Foto: Divulgação)

A limpeza em uma área de preservação em São Sebastião, no Litoral Norte, atingida por parte da carga dos 46 contêineres que caíram no mar, no início do mês, na Barra de Santos, teve início nesta quinta-feira (31). A remoção da mercadoria no Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes estava prevista ocorrer na última quarta-feira, mas em razão do mau tempo, precisou ser adiada.

Potes de plásticos, escovas de dente, embalagens e produtos natalinos estão entre os itens que chegaram, pelo mar, à área de preservação. Os produtos, avistados por analistas ambientais do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão responsável pela gestão da unidade de conservação, estavam espalhados pela região do Saco do Funil, que fica na parte norte da ilha de Alcatrazes.

A queda dos 46 contêineres ocorreu na madrugada do último dia 11, depois de a embarcação Log-In Pantanal concluir uma operação no cais santista e aguardar, na Barra de Santos, por uma nova janela de atracação. Desde o dia do acidente, mercadorias que estavam dentro dos contêineres começaram a aparecer nas praias da região.

Técnicos do Instituto Argonauta, uma organização que atua no monitoramento das praias da Bacia de Santos, vem encontrando, desde a semana passada, nas areias de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba produtos que foram transportados no navio.

Na semana passada, as mercadorias chegaram às praias de Guaecá, Baraqueçaba e Grande, em São Sebastião, e Itaguaçu e Perequê, em Ilhabela. A quantidade recolhida foi equivalente ao volume de uma caminhonete. Na quarta-feira, as mesmas mercadorias começaram a aparecer na praia das Toninhas, em Ubatuba.

Segundo a Log-In, os trabalhos de limpeza das praias da região de Santos, bem como o mapeamento do fundo do mar, seguem em curso. A retirada do material vem sendo feita desde 12 de agosto em diversas localidades e os resíduos recolhidos serão destinados por empresas credenciadas junto aos órgãos competentes.

Conforme a empresa, já foi concluída a limpeza das praias do Goes, Itaquitanduva, Paranapuã, Ilha Comprida, Iguape, Praia do Forte, Saco do Major e São Sebastião.

No total, foram retirados 34 metros cúbicos de material. Não foram detectados resíduos em Ilha Bela e Ubatuba. A Log-In permanece monitorando as praias da região e atuando onde for necessário.

Fonte: A Tribuna de Santos