Um escravo ajudou a criar o famoso uísque Jack Daniel’s

0
591
IMPRIMIR
Uísque Jack Daniel's: marca mudou a versão da sua origem
                                Uísque Jack Daniel’s: marca mudou a versão da sua origem

O famoso uísque Jack Daniel’s, criado em 1875 pela Jack Daniel Distillery, no Tennessee (EUA), teve a ajuda essencial de um escravo negro.Essa é a nova história oficial que a marca começou a contar sobre sua origem.

A história, até então, era que Jack Daniel, ainda um adolescente, aprendera o processo de destilação e instruções de receita com um pastor e merceeiro de Lynchburg chamado Dan Call. Agora, a marca revelou que o verdadeiro conselheiro de Daniel era um dos escravos de Call, chamado Nearis Green.Essa versão da história já existia há muito tempo, mas era tratada apenas como uma lenda.

Foto mostra americanos no Tennessee na produção do uísque. No centro da foto: Jack Daniel e, ao seu lado, um provável filho do ex-escravo Nearis Green.
Foto mostra americanos no Tennessee na produção do uísque. No centro da foto: Jack Daniel e, ao seu lado, um provável filho do ex-escravo Nearis Green.

De acordo com o New York Times, a marca começou a falar do legado real de Nearis Green em suas redes sociais e no tour oficial pela destilaria no Tennessee – que atrai mais de 250 mil visitantes todos os anos.O novo “storytelling” da Jack Daniel’s é uma mudança e tanto para um dos uísque mais populares do mundo.

Antes, a marca sempre explorara a “aura branca” de sua fundação, centrada na descendência de Daniel e seus pais: colonos galeses, escoceses e irlandeses.Nos EUA, os escravos negros dos estados sulistas sempre tiveram papel essencial nas destilarias. Além de trabalharem à força, eles dominavam as técnicas de partes complicadas do processo.Não é incomum que famosas receitas de destilados tenham sido aperfeiçoadas ou desenvolvidas por negros – e depois indevidamente apropriadas por fazendeiros brancos.