Gravação entre o senador Delcídio e o advogado de Cerveró envolve o diretor Jorge Celestino na operação Lava Jato

0
1249
IMPRIMIR

img20150408164355787572MEDPETRONOTÍCIAS

A gravação divulgada esta manhã, que acabou na prisão do Senador Delcídio Amaral e do banqueiro André Esteves, envolve também informações de bastidores reveladas pelo senador e pelo advogado de Nestor Cerveró, Edson Ribeiro. Na conversa gravada, Edson Ribeiro, que está nos Estados Unidos, diz que nos próximos dias seriam revelados fatos que envolveriam o atual na Operação Lava Jato e que ele seria demitido.

Na gravação, o Senador Delcídio Amaral  fala também que a Diretora de Exploração e Produção, Solange Guedes, além de Celestino, foram pessoas colocadas por influência de da ex-presidente Graça Foster, que estaria atuando como uma espécie de eminência parda na companhia  Na conversa gravada, o Senador Delcídio Amaral e o advogado Edson Ribeiro chamam o presidente Bendine de “Rainha da Inglaterra”. E Delcídio completa: “O homem com força lá é o Ivan Monteiro”, disse na gravação. Ivan Monteiro é o atual diretor financeiro da empresa.

Na continuidade da conversa, Delcidio é contundente:

– “Quem manda mesmo na Petrobrás é Dilma Rousseff. Estive numa reunião no Planalto. Encontrei o Bendine na ante sala. O Ministro (Eduardo Braga) que é nosso companheiro no Senado, que é um mandão, ficou caladinho na reunião com a Dilma e o Bendine” – afirmou.

Nessa conversa entre Delcídio e Edson Ribeiro, também teve participação o filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró. O advogado e o senador falaram ainda sobre os cargos de direção na estatal. O senador Delcidio diz que “vão acabar com a diretoria de gás e energia e engenharia. Vão acabar com o que há de melhor na Petrobrás.” E fazem uma revelação sobre o nome de quem assumirá a área de TI da empresa: Edson Feitosa dos Santos.

A gravação que envolve o nome do atual diretor de abastecimento não revela mais detalhes, mas na conversa se fala que seria prudente que o próprio Celestino antecipasse a saída dele. Jorge Celestino Ramos é diretor de Abastecimento desde fevereiro deste ano, quando assumiu o cargo na demissão de toda diretoria Graça Foster. Ele ingressou na Petrobrás em 1983 e já desempenhou diversos cargos na companhia. Entre eles, gerente de Comercialização da Refinaria Isaac Sabbá (Reman), a Gerência Executiva de Operações da Petrobrás Distribuidora.  Em 2002, foi nomeado gerente executivo Industrial da Fábrica de Lubrificantes da Petrobrás Distribuidora, onde ficou até 2003. Ocupou mais duas funções na Petrobrás Distribuidora: gerente da Regional Consumidor Leste, de 2003 a 2005, e gerente de Marketing de Indústria e Térmica, de 2005 a 2007. Ainda em 2007, retornou à função de gerente executivo de Operações da subsidiária, permanecendo até 2014, quando voltou ao Abastecimento, assumindo a Gerência Executiva de Logística.