Estudantes de SC fazem barco a energia solar que atinge 30 km/h

0
760
IMPRIMIR
Painéis na embarcação captam raios solares, que servem de combustível. Estudantes querem vencer competição no RJ e ir para o mundial em 2016
 Painéis na embarcação captam raios solares, que   servem de combustível.

Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolvem em Florianópolis um barco movido a energia solar capaz de atingir 30 quilômetros por hora. O objetivo é participar do campeonato brasileiro dessa categoria, que vai ocorrer neste mês em Búzios, no Rio de Janeiro. Para além da competição, porém, os alunos ajudam a desenvolver novas tecnologias.

Atualmente, a equipe Vento Sul melhora o barco chamado de Guarapuvu. O desafio deles é montar um veículo veloz e eficiente. Na categoria livre, a Vento Sul já foi campeã cinco vezes e quer levar o primeiro lugar novamente no Desafio Solar Brasil, que ocorre de 11 a 15 de novembro.

Os raios solares funcionam como combustível, captados em painéis que vêm sendo aprimorados a cada ano. Como toda prova de velocidade, a regra é simples: vence quem chegar primeiro.

“Estamos confiantes. O principal desafio é não perdermos para nós mesmos. A gente sempre melhora o projeto, todos os anos”, disse o capitão da Vento Sul, Bruno Leonardo e Silva, que é estudante de engenharia civil. “Aprendo muita coisa aqui que consigo usar em muitas matérias do curso”, diz Willian Vieira dos Santos, estudante de engenharia mecânica.