Complexo eólico de 514,6 MW obtém licença prévia no RS

0
135
IMPRIMIR
                     Projeto Canelões prevê 11 parques e 83 aerogeradores de 6,2 MW de potência

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu na última quinta-feira, 23 de dezembro, a Licença Prévia 343/2021 que atesta a viabilidade ambiental do Complexo Eólico Canelões, a ser construído em Santa Vitória do Palmar (RS) pela Renobrax Energias Renováveis Ltda. O projeto contempla 11 parques e 83 aerogeradores com 200 metros de altura e 6,2 MW de potência unitária, totalizando 514,6 MW de capacidade instalada.

A região licenciada está a aproximadamente 4,5 quilômetros da área urbana do município, nas proximidades da subestação Santa Vitória do Palmar 2, onde a energia gerada será entregue ao Sistema Integrado Nacional (SIN).

Na análise da Fepam, embora a área tenha baixa sensibilidade ambiental para a atividade de geração eólica, nos termos da Resolução CONSEMA 433/2020, a licença emitida aponta – além das preocupações características da atividade – rigorosas condicionantes que objetivam assegurar as condições hídricas do arroio Del Rey e das áreas úmidas a ele associadas, como os palmares (butiazais) remanescentes que constituem importantes paisagens de referência para a população local.