1º Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul teve ínicio na segunda-feira

0
192
IMPRIMIR

O evento, organizado pela Portos RS, Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Grande e São José do Norte, é parte integrante da programação do Festimar.

As atividades do dia foram precedidas pelas falas das autoridades envolvidas na organização e promoção do evento. O gerente de planejamento e desenvolvimento da Empresa Pública, Fernando Estima, participou da abertura oficial representando o governador do estado, Eduardo Leite.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o diretor-presidente do APL Marítimo, Arthur Rocha Baptista. Ele lembrou da criação do Arranjo há dez anos e embora o conceito de economia azul não seja novo, trabalhar esse tema ainda significa o rompimento de muitos paradigmas. Segundo ele, é necessário incutir a mentalidade marítima e a cultura oceânica na população.

O presidente da CDL Rio Grande e São José do Norte, Marcelo Valente, falou da satisfação do Festimar em sediar um evento de tamanha importância como o Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul. Como representante do varejo e do comércio ele destacou a importância de trazer esse assunto para o desenvolvimento das atividades comerciais.

O presidente da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, Paulo Bertinetti, falou do futuro promissor da cidade do Rio Grande e lembrou da importância da manutenção da união das entidades em prol da transformação necessária do município.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, destacou a importância de receber os convidados para debater esse importante tema. Klinger também reconheceu a colaboração dos mais diversos setores para a execução do Fórum. Por fim, ele desejou que possam ser tiradas muitas práticas, além do conteúdo tratado.

O deputado federal, Alexandre Lindenmeyer, mencionou a relevância do tema para as esferas municipal, estadual e federal. O parlamentar lembrou que espaços de discussão, debates e planejamentos como o Fórum podem contribuir para que Rio Grande conquiste ainda mais protagonismo.

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, parabenizou a organização do Fórum e disse que é preciso trabalhar pela modernização dos portos com sustentabilidade. De acordo com ele, o evento abordará de forma profunda questões que são importantes e basilares para a Antaq.

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Danilo Giroldo, disse que a cidade do Rio Grande possui as mesmas características de qualquer cluster marítimo ao redor do mundo. Em sua visão, o Fórum é plenamente alinhado a tudo que vem sendo realizado ultimamente em prol do desenvolvimento.

O gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima, destacou os movimentos feitos pelo governo do estado para atração dos investimentos. Ele também lembrou que a cidade e a região vivem um novo momento com a mobilização para atração de empreendimentos que atuam com o desenvolvimento de energias renováveis. Ele encerrou afirmando que os valores para promover a economia azul estão exatamente na zona sul.

O comandante do 5° Distrito Naval, vice-almirante Silvio Luis dos Santos, mancionou a satisfação da Marinha do Brasil de se fazer presente nestas discussões. Ele lembrou que o descobrimento do Brasil aconteceu a partir das grandes navegações e enalteceu a união do poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada para a organização do Fórum.

O embaixador do Uruguai no Rio Grande do Sul, Guillermo Valles, disse que o Brasil sempre foi um ator fundamental no tratamento das questões aquaviárias. Ele também afirmou que as águas não separam os dois países, mas na verdade unem e a prova disso é a proposta da criação da chamada hidrovia binacional.

O prefeito municipal, Fábio Branco, disse que tema é preciso ser discutido e aprofundado. Ele acreita que o tempo de planejar ações e guardá-las dentro de uma gaveta está plenamente superado e que Fórum já é uma das grandes entregas dentro da proposta do Grande Pacto pela Inovação.

A programação da manhã foi seguida pela palestra Mentalidade Marítima, realizada pelo comandante do 5° Distrito Naval, vice-almirante Silvio Luis dos Santos. Na sequência ocorreu a assinatura do contrato para a implementação do sistema Sistema de Controle do Tráfego de Embarcações (VTMS) entre a Portos RS e o APL Marítimo. A intenção é de que o sistema esteja em funcionamento em até 60 dias.

O primeiro painel do dia foi O Planejamento Espacial Marinho, Política Marítima Nacional e Economia Azul que teve como palestrantes o secretário da comissão interministerial para os recursos do mar, contra-almirante Marco Antônio Linhares Soares, e o subchefe de assuntos marítimos do estado-maior da armada, contra-almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri.

A moderação do painel foi do reitor da Furg, Danilo Giroldo. Participaram como debatedores o gerente de área de grandes empreendimentos do Sebrae RJ, Renato Regazzi, o diretor do Centro de Convívio dos Meninos do Mar, Lauro Barcelos, e a diretora da Estação de Apoio Antártico da Furg, Cleuza Dias.

Fonte: Portos RS / Rodrigo de Aguiar