Simulador de ondas atuará em estudos sobre o Porto de Santos

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Ocupando cerca de 800 metros quadrados, o simulador reproduz o canal de navegação, especialmente o trecho da barra (onde os navios fundeiam, aguardando uma vaga para atracar no complexo marítimo) e a orla de Santos
Ocupando cerca de 800 metros quadrados, o simulador reproduz o canal de navegação, especialmente o trecho da barra (onde os navios fundeiam, aguardando uma vaga para atracar no complexo marítimo) e a orla de Santos

O Porto de Santos contará com um novo simulador de ondas, reproduzindo boa parte de seu canal de navegação e da orla da Cidade. Considerado o mais moderno do País, o equipamento será utilizado, inicialmente, em estudos sobre as condições de navegação no complexo marítimo, preparando a vinda de navios de maiores dimensões à região, e nas pesquisas sobre qual a melhor proteção para as praias santistas, diante do aumento de sua erosão.

Denominado oficialmente Simulador Físico de Ondas Espectrais Professor Odair José de Souza, a instalação será inaugurada na próxima terça-feira, às 10 horas, no Laboratório de Hidráulica da Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo (USP), na Cidade Universitária, na Capital.

O equipamento foi construído a partir de uma parceria entre a Escola Politécnica e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária). Sua implantação integra o projeto desenvolvido entre a universidade e a estatal para estudar o canal de navegação do Porto, qual o tamanho máximo dos navios que podem trafegar em seu leito (considerando as dimensões da via), os impactos nas operações do complexo diante de eventuais restrições de dragagem e, ainda, o crescente processo de erosão nas praias de Santos.

Ocupando cerca de 800 metros quadrados, o simulador reproduz o canal de navegação, especialmente o trecho da barra (onde os navios fundeiam, aguardando uma vaga para atracar no complexo marítimo) e a orla de Santos, em uma escala de 1:120 – ou seja, cada 120 metros do canal é reproduzido em um metro no modelo. Ele conta com uma ponte rolante para movimentação de equipamentos e aparelhos para simular as condições hidrodinâmicas da região. Há um gerador de ondas e um sistemas de bombas que simulam a cheia e a vazante da maré, além de sensores.

“Trata-se da instalação em operação mais moderna do País dedicada a esse tipo de estudo inshore (na parte interna da costa), para portos e costas. Sua aplicação inicial está voltada ao canal de acesso na barra do Porto de Santos e aos estudos para proteção das praias da Cidade de Santos, que estão sofrendo sério problema erosivo”, afirmou o professor Paolo Alfredini, um dos principais especialistas em Engenharia Portuária do País e um dos pesquisadores da Escola Politécnica que integra o programa de estudos com a Docas.