>Rodada de negócios movimenta investimentos no pólo naval Rio Grande

0
611
IMPRIMIR
>

O novo momento de crescimento econômico através de investimentos no pólo naval, em Rio Grande, e em áreas de florestamento em vários municípios do Sul do Estado, estão proporcionando também o desenvolvimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços. Com foco nesse contexto, o Sebrae/RS, em parceria com a Petrobras e Rede Petro/RS, e com apoio da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), Prefeitura Municipal e governo do Estado, realiza, na próxima terça-feira, 24, a primeira Rodada de Negócios da Cadeia do Petróleo, Gás e Energia na Região Sul gaúcha.

A ação será realizada por meio do Projeto Estruturante da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia no Estado, e ocorrerá das 9h às 18h, no Armazém 3, do Porto Velho. Cerca de 220 empresas, entre compradores e vendedores, representantes de empresas de fornecimento industrial e serviços de diversas regiões do Estado, irão participar da rodada.Segundo a supervisora do Sebrae Sul, Rosani Ribeiro, o investimento que a região vem recebendo nos pólos naval e madeireiro resulta em demandas de grandes empresas que precisam conhecer profundamente suas fornecedoras. “A iniciativa movimenta as micro e pequenas empresas fornecedoras e contribui para que as grandes contratem empresas locais, gerando emprego, renda e impostos no Município”, destaca.

Por outro lado, conforme Rosani, a rodada também é uma oportunidade também para as grandes empresas cumprirem suas propostas de inserção nas comunidades.No encontro de negócios, os compradores preencherão uma ficha identificando suas demandas. As empresas vendedoras se candidatarão a fornecer os produtos solicitados. O comprador, então, escolherá, a seu critério, até no máximo 15 agendas com as fornecedoras.

O porto do Rio Grande é o segundo do País em movimentação de contêineres e o principal pólo exportador de maquinário agrícola. Segundo dados da Secretaria de Agricultura do Estado, estão entre as principais mercadorias embarcadas no porto, o óleo e o farelo de soja, tratores, colheitadeiras e automóveis.