Um Cruzeiro onde o destino é o saber

0
309
IMPRIMIR
A iniciativa do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) e da Otroporto tem o apoio da Portos RS e entre os dias 1º e 2 de dezembro realizou sua viagem de número 60 / Fotos e Texto Rodrigo Aguiar

Um projeto de consciência ambiental, que valoriza a hidrovia e mostra sua importância econômica para o Rio Grande do Sul: esses são alguns dos objetivos do Cruzeiro do Saber. A bordo das embarcações Flor do Mar e Anunciada, os participantes realizam a travessia Rio Grande – Pelotas pela Lagoa dos Patos.

A iniciativa do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) e da Otroporto tem o apoio da Portos RS e entre os dias 1º e 2 de dezembro realizou sua viagem de número 60. Os barcos partiram de Rio Grande, na quarta-feira, e saíram do Porto de Pelotas, na quinta-feira, para um percurso de pouco mais de quatro horas de duração.

As embarcações, cada uma com capacidade de transportar até 20 pessoas, foram apreendidas pelo Ibama e doadas a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) que as transformou em barcos-escola. Sob o comando do diretor do complexo de museus da Furg e do CCMar, Lauro Barcelos, elas percorrem a hidrovia mostrando as belezas e a capacidade econômica do trecho.

Participaram da viagem técnicos ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Grande e da Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental de Pelotas, colaboradores da área ambiental da empresa Sagres, policiais militares da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e estudantes do próprio CCMar.

Durante o trajeto, os participantes puderam observar a movimentação de navios e barcaças que utilizam a Lagoa dos Patos para o transporte de mercadorias em águas internas, processo que é chamado tecnicamente de cabotagem. Entre um registro fotográfico e outro foi possível apreciar a paisagem da maior lagoa da América Latina.

De acordo com Lauro Barcelos, “essa hidrovia existe por conta das imensas áreas aquáticas que nós possuímos e nesse caso me refiro a Lagoa dos Patos, Lagoa Mirim, canais, arroios e rios que convergem para essa grande bacia hidrográfica e que por consequência conectam toda a planície costeira pelas águas”.

“O Cruzeiro do Saber promove uma experiência única de navegarmos sobre a hidrovia, porque a consideramos como uma das maiores riquezas que temos na região. Ela também representa um potencial econômico muito grande porque ela permite que as relações comerciais sejam estabelecidas”, completou Lauro.

O secretário municipal de meio ambiente, Pedro Fruet, também participou do passeio e falou sobre a importância do projeto. “Esse tipo de atividade é de extrema importância para a Secretaria do Meio Ambiente de Rio Grande. Estamos oportunizando a qualificação dos nossos servidores que estão conhecendo a hidrovia e essa beleza tão rica”.

“Ao mesmo tempo em que contemplamos a paisagem, também trocamos experiências e saberes em parceria com outras secretarias e com outros atores que fazem parte desse cruzeiro. As cidades de Rio Grande e Pelotas estão conectadas pelas águas e o Cruzeiro do Saber ressalta muito bem essa importância”, finalizou Fruet.

Para o secretário municipal de qualidade ambiental de Pelotas, Eduardo Schaefer, “o projeto Cruzeiro do Saber é muito valioso. Poder visualizar aquilo que a gente lê e ouve, fazer parte desse processo de relacionamento com a natureza e com os recursos hídricos é muito importante. A equipe da SQA sai de alma renovada em todos os seus aspectos”.

“A questão ambiental é para as presentes e futuras gerações e nós temos que pensar no futuro. Nós temos que pensar nas nossas crianças e iniciativas como o Cruzeiro do Saber vão despertando o amor à natureza, uma relação entre o homem e o meio ambiente e é fundamental que nossa sociedade tenha um apreço maior ao meio ambiente”, concluiu.

O diretor de projetos da Otroporto, Duda Keiber, enfatizou que o projeto Cruzeiro do Saber permite que a comunidade sulina, tanto rio-grandina quanto pelotense, conheça nossa riquíssima hidrovia que está ligada com vários fatores, entre eles a questão geográfica, histórica e como elemento fundamental em termos econômicos?.

“Todos os momentos de pujança econômica, de desenvolvimento e de povoamento dessas duas cidades se deram devido a essa riquíssima hidrovia. A comunidade percebendo essa movimentação, seja de barcaças de toras, celulose ou operação gigante do Porto do Rio Grande, é muito importante. A gente sente que está resgatando não só o passado, mas também o futuro com o Cruzeiro do Saber”, finalizou Keiber.

 

Fonte: Portos RS