Porto do Pecém reinicia serviço de exportação de frutas frescas para a Europa

0
243
IMPRIMIR
As frutas embarcadas no Porto do Pecém são oriundas de 40 produtores localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, mais especificamente no Vale do Rio São Francisco

O terminal portuário do Pecém reiniciou nessa quinta-feira (02) o serviço de exportação da safra de frutas frescas produzidas no nordeste brasileiro. Pouco antes das 20h desta quinta-feira (2), o navio MSC Caterina atracou no terminal de múltiplas utilidades (TMUT) do Porto do Pecém para carregar melões, mangas e uvas em direção à Europa.

No primeiro embarque estão sendo enviados aproximadamente 260 contêineres refrigerados (reefers) para o continente europeu através da linha NWC, operada pela MSC (Mediterranean Shipping Company) e que cobre sete portos em seis países da Europa: Porto de Roterdã/Holanda; Porto de Londres/Inglaterra; Porto de Bremerhaven/Alemanha; Porto de Hamburgo/Alemanha; Porto de Antuérpia/Bélgica; Porto de Le Havre/França; e Porto de Sines/Portugal.

As frutas embarcadas no Porto do Pecém são oriundas de 40 produtores localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, mais especificamente no Vale do Rio São Francisco. São 15 grupos produtores de melão e outros 35 grupos produtores de manga e uva, frutas que em alguns casos chegam a ser colhidas horas antes do embarque no terminal cearense.

De acordo com a consultoria Datamar, nos oito meses da última safra, entre Agosto/2020 e Março/2021, o Porto do Pecém liderou a exportação de frutas frescas no Brasil:

Porto do Pecém – 31,68% / 21.928 TEU´s

Porto de Natal – 24,15% / 16.717 TEU´s

Porto de Fortaleza – 18,91% / 13.092 TEU´s

Porto de Salvador – 12,22% / 8.458 TEU`s

Porto de Santos – 7,34% / 5.083 TEU´s