Porto de Santos concentrou 44% de toda cocaína apreendida pela RFB no Brasil em 2020

0
398
IMPRIMIR

Receita Federal e PF apreendem mais de 1 tonelada de cocaína no Porto de Santos. Droga estava em cargas distintas, uma delas com destino a Bélgicae outra Holanda / Fevereiro de 2020

A Receita Federal em Santos apreendeeu 460 quilos de cocaína ocultos em uma carga de exportação. A droga estava escondida dentro de sacas de feijão carioca e foi interceptada, na última quarta-feira (20), durante a execução de trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras, equipes da alfândega. A ação frustrou a tentativa de envio ao porto de Tanger Med, no Marrocos. 

A droga interceptada pela Alfândega foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação e prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Receita Federal. De acordo com a Receita, repasse de informações das operações à polícia judiciária tanto pode dar início a novas investigações, como complementar as que estão em curso. Para a seleção de cargas, são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Outra ferramenta importante, de acordo com os agentes, é a participação de cães farejadores da Receita. Durante a operação, o cão de faro da Alfândega de Santos sinalizou positivamente para a presença de drogas.

Em 2020, Receita Federal apreendeu mais de 20,5 toneladas de cocaína no Porto de Santos, cerca de 44% de toda a cocaína apreendida pelo órgão no Brasil. Em 2021, foram três apreensões totalizando 1.983 quilos. A maior até então foi de 853 Kg, interceptada na última segunda-feira (18), em um carregamento de proteína concentrada de soja. No dia 4 de janeiro, também foram encontrados 670 Kg em uma carga de goiabada.

Na maior parte das apreensões, a droga foi encontrada dentro de contêineres que seriam enviados para a Europa. Segundo a Receita, as cargas em meio às quais o entorpecente é escondido são as mais variadas possíveis. Sucata, óleo, limão, farinha, papel, tripas de carne, açúcar, café, máquinas, goiabada e proteínas vegetais são alguns exemplos.

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/porto-de-santos-concentrou-44-de-toda-cocaina-apreendida-pela-rfb-no-brasil-em-2020