Praticagem da Barra do Pará apoia ações do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento

0
671
IMPRIMIR
Somente em 2018, foram registrados sete acidentes desse tipo e, este ano, mais dois casos já ocorreram.

Mais uma vez a Praticagem da Barra do Pará uniu forças com a Marinha do Brasil nos eventos que marcaram o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Acidente de Escalpelamento (28 de agosto) na região. As ações do projeto “Fios da Solidariedade”, do Comando do 4°Distrito Naval (Com4ºDN), ocorreram de 26 de agosto a 2 de setembro.

Foram realizadas atividades educativas nas escolas ribeirinhas e nos terminais hidroviários, doação e instalação gratuita de coberturas de eixo do motor nas embarcações e doação de coletes salva-vidas. O projeto proporcionou também um Dia da Beleza para as vítimas, com o objetivo de aumentar a autoestima. As participantes tiveram acesso a serviços gratuitos de maquiagem, manicure e massagem.

O escalpelamento é um drama que, infelizmente, ainda persiste nos rios da Amazônia. O acidente ocorre quando os cabelos se enroscam no eixo do motor do barco, mutilando mulheres e meninas de comunidades ribeirinhas.

Todas as ações oferecidas pelo Com4ºDN foram desenvolvidas em coordenação com a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR); o Núcleo de Assistência Social da Marinha em Belém (NAS); a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) Pará; órgãos que compõem a Comissão Estadual de Enfrentamento aos Acidente com Escalpelamento, como a Organização Não-Governamental dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (ORVAM); além da Praticagem da Barra do Pará.