Porto do Pecém: embarque de mercadorias cresce em janeiro

0
573
IMPRIMIR
As placas de aço, produzidas pela siderúrgica instalada no CIPP, estão entre as principais cargas movimentadas através do porto cearense

Em janeiro a movimentação do Porto do Pecém foi 3% maior que o mesmo período do ano anterior, totalizando 1,5 milhão de toneladas. Segundo presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Danilo Serpa, esse foi o melhor resultado de janeiro dos últimos cinco anos. “2019 será um marco na história do CIPP. O crescimento nas movimentações fortalece a capacidade que temos para nos tornarmos um dos principais portais de entrada e saída de mercadorias para as regiões Norte e Nordeste do País”, diz.

O embarque de mercadorias apresentou um incremento de 22%, quando comparado ao mesmo período de 2018, somando 429.373 toneladas. Entre as principais mercadorias enviadas para fora do estado, os destaques foram as placas de aço, frutas frescas, produtos siderúrgicos e cereais. De acordo com o presidente do CIPP, a expectativa é de que o porto mantenha linha de crescimento dos últimos anos e cresça em 2019 cerca de 10%.

Em relação à natureza de cargas, o granéis sólidos (carvão mineral e minério de ferro) foram os mais relevantes, representando 59% da movimentação total de janeiro, seguido da carga conteinerizada (22%), e carga solta (18%).