Marinha do Brasil envia navio de estudos à Antártida

0
443
IMPRIMIR
Os portos de Punta Arenas, no Chile, e de Montevidéu, no Uruguai, também estão previstos na rota do navio, que retornará ao Rio apenas no ano que vem, em abril

Um navio de pesquisa partiu na manhã do último sábado (27) do Rio de Janeiro para a Antártida, para realizar trabalhos de campo nos refúgios e acampamentos do continente. A embarcação, que pertence à Marinha e integra 37ª Operação Antártica, ainda servirá de plataforma de recolhimento para pesquisadores.

A finalidade é promover pesquisas e projetos nas áreas de oceanografia, biologia, geologia e meteorologia. A ação tem como suporte o Navio de Apoio Oceanográfico, batizado de Ary Rongel, comandado pelo capitão de mar e guerra Antonio Braz de Souza.

O navio também será utilizado para apoiar logisticamente os módulos antárticos e mergenciais, reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz e fazer levantamentos hidrográficos. A missão conta com o auxílio do Navio Polar Almirante Maximiano, duas aeronaves e um grupo de mergulhadores.

Rota

A primeira escala do navio Ary Rongel é o Porto do Rio Grande do Sul, onde será concluído o embarque de material de reabastecimento e vestimentas antárticas para os tripulantes e pesquisadores embarcados.

Os portos de Punta Arenas, no Chile, e de Montevidéu, no Uruguai, também estão previstos na rota do navio, que retornará ao Rio apenas no ano que vem, em abril.

Segundo a Marinha, essa operação é uma das mais complexas e extensas realizadas pela instituição. Já a Antártida tem papel relevante nos sistemas naturais globais porque age como principal regulador térmico do planeta.

Fonte: A Tribuna