Porto de Santos começa a utilizar drones a partir do próximo mês

0
562
IMPRIMIR
Para a análise das imagens captadas pelos drones, será instalada uma base da empresa contratada na Docas

A partir do próximo mês, todas as operações de abastecimento de navios no Porto de Santos serão monitoradas por drones. A ideia é ampliar a segurança e identificar possíveis vazamentos durante a atividade rapidamente. Com isso, o atendimento às ocorrências também será realizado de maneira mais célere, reduzindo os impactos ambientais.

A informação é do diretor de Operações Logísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Carlos Henrique de Oliveira Poço. O executivo participou, na última sexta-feira (23), de uma aula magna a alunos do curso de pós-graduação de Direito Marítimo e Portuário da Universidade Católica de Santos (UniSantos), no Boqueirão, em Santos.

Segundo Poço, a Docas pretende concluir, nos próximos dias, o processo de aluguel dos veículos não tripulados. No início deste mês, foi realizado um pregão eletrônico e a empresa classificada cobrou R$ 2,5 milhões para manter seus drones em operação no complexo marítimo santista.

O certame precisa ser finalizado com a entrega da documentação pela empresa classificada, a Vert. Esta etapa deve ser concluída nos próximos dias.

De acordo com o diretor da Docas, os equipamentos serão deslocados para o cais santista de acordo com a demanda da Autoridade Portuária. No contrato, está prevista a ação dos drones durante as 24 horas do dia, inclusive aos finais de semana e feriados no Porto.

Fonte: A Tribuna