Empresas que marcaram a história do Rio Grande

0
1744
IMPRIMIR

52231_indexO relógio do Cabo Submarino, como era chamada a Western Telegraph Company, encontra-se, desde 1974, na face lateral do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, na avenida Silva Paes, é a única peça remanescente desta empresa que, como muitas outras, marcaram a história rio-grandina.

O contrato de concessão de serviços da Companhia Western no Brasil foi concedido por Dom Pedro II, em 1873, por um prazo de cem anos, e extinto em 1974. Neste período, durante 99 anos, a companhia prestou serviços no Brasil, era responsável pela operação e manutenção dos cabos submarinos, que transmitiam e recebiam telegramas de diversos pontos do Brasil e do Exterior. Havia uma sede em Florianópolis, tendo como sedes vizinhas Rio Grande/RS e Santos/SP. Um dos fatores responsáveis pela extinção do contrato da Western foi a criação da Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel).

A empresa inglesa Western Telegraph Company, enquanto existiu em Rio Grande, tinha seu prédio localizado nas ruas Dr. Fernando Duprat da Silva esquina General Bacelar, onde, na época, foi afixado o relógio, fabricado na Inglaterra.

Os telegramas, através da transmissão dos sinais elétricos por códigos morse, partiam de Florianópolis por cabos submarinos e subterrâneos, passavam por diversos pontos, até a praia do Campeche, onde tinha uma subestação, e se bifurcavam para Rio Grande e Santos, de onde, desses dois polos, o sistema seguia para América do Norte, Europa e África.

Um dos destaques merecedores a esta empresa, no Brasil ,foi o fato do serviço não ter interrupções de funcionamento, nem mesmo durante as guerras mundiais, desde seu lançamento no Brasil, o qual envolveu negociações entre o imperador Dom Pedro II, os reis de Portugal e da Itália, o presidente do Haiti e o Barão de Mauá.

imagem37649_1Em Florianópolis (SC) na entrada do mercado público também existe um relógio que pertencia à companhia Western Telegraph Company Limited, situada antigamente na Rua João Pinto, no Centro da cidade. A empresa era mais conhecida como Cabo Submarino, por ser responsável pela interceptação e envio de informações do Brasil para o mundo, através de cabos de comunicação que corriam as profundezas do mar.

A peça foi fabricada na cidade de Croydon, na Inglaterra, e sua qualidade de fabricação pode ser comparada à do Big Ben, o famoso relógio britânico instalado em Londres.

Coord. Colab. Thaís Nunes, gestora de marketing