Calado é medida de segurança

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Calado é a altura da parte do casco do navio que permanece submersa (Foto: Luigi Bongiovanni/AT)
Calado é a altura da parte do casco do navio que permanece submersa (Foto: Luigi Bongiovanni/AT)

O Porto de Santos conta com uma medida de segurança utilizada para evitar que as embarcações raspem no leito, sob o risco de baterem seu casco em alguma rocha ou objeto (e até naufragar). Trata-se do calado operacional do cais santista, que é definido a partir da profundidade do canal de navegação do complexo marítimo.

Calado é a altura da parte do casco do navio que permanece submersa. No cais santista, as regras para o tráfego de embarcações são definidas a partir de pesquisas feitas por autoridades e centros de estudos internacionais, como a Associação Mundial para a Infraestrutura do Transporte Marítimo (conhecida como Pianc. O órgão leva em conta as dimensões dos navios, o nível do mar e o sedimento que forma esse leito.

O navio deve manter uma distância segura do leito marítimo (ou fluvial). Para isso, é definido um limite da profundidade a ser atingida por seu casco (especificamente, por sua quilha)

O cálculo da folga considera as obras de dragagem e as irregularidades do leito da via de navegação. Há de se compensar o assoreamento (deposição de sedimentos) ocorrido desde que a profundidade foi medida, assim como alterações no leito devido às correntes.

Outro aspecto a ser analisado é a variação da densidade da água. Em um rio, um navio afunda mais do que em um estuário e mais ainda do que em alto-mar. Isso ocorre pois, onde a água tem maior densidade, ele flutua mais – a água salgada é mais densa que a doce.

A determinação da folga também leva em consideração os efeitos das ondas. Ao passar por elas, a embarcação a percorre ficando com a proa (frente) e a popa (ré) desniveladas. Assim, a parte que fica no ponto mais baixo da onda (seu vale) acaba afundando mais.

Há ainda a necessidade de se manter uma folga sobre a quilha a fim de facilitar a navegação. A Pianc recomenda pelo menos 5% do calado ou 0,6 metro (o que for maior) a fim de atender essa medida. No deslocamento de um navio, essa medida pode variar de 0,6 a 1,2 metro, dependendo da velocidade e do material do fundo do canal.

Fonte: A Tribuna de Santos

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