Volume de carga movimentada por ferrovia aumentou 25% nos portos do Paraná

0
194
IMPRIMIR
Nos primeiros noves meses deste ano, chegaram ou saíram de trem 19,7% do total foi movimentado pelos portos paranaenses. Isso equivale a 8.752.258 toneladas de carga

Segue em alta a participação do modal ferroviário no transporte de cargas que chegam ou saem pelos terminais portuários paranaenses. Como mostram os dados da Portos do Paraná, de janeiro a setembro, neste ano, o volume de produtos movimentados em vagões subiu 25,19% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o diretor de Desenvolvimento Empresarial da empresa pública Portos do Paraná, André Pioli, o ideal, para o desenvolvimento sustentável dos portos paranaenses, é que haja equilíbrio entre os modais. Segundo ele, o objetivo a médio e longo prazo é alcançar participação equilibrada entre os modais rodoviário e ferroviário no transporte de cargas, sentido porto e inverso.

“Para isso, estamos desenvolvendo projetos como o Moegão, para descarga ferroviária exclusiva no Corredor Leste de Exportação, e apoiando os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo na Nova Ferroeste”, completa o diretor, atualmente presidente em exercício na Portos do Paraná.

Nos primeiros noves meses deste ano, chegaram ou saíram de trem 19,7% do total foi movimentado pelos portos paranaenses. Isso equivale a 8.752.258 toneladas de carga. Em 2020, no mesmo período, essa participação foi de 15,9% – equivalente a 6.991.429 toneladas.