Vídeo: Tá em Pauta debate o futuro do Porto do Rio Grande

0
68
IMPRIMIR

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 15, a edição do mês de setembro do Tá em Pauta organizado pela Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande em parceria com o Grupo RBS. O evento recebeu Fernando Estima, superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, no dia posterior da aprovação da Assembleia Legislativa para a mudança da gestão do complexo portuário gaúcho de autarquia para uma empresa pública.

E foi exatamente esta a temática trazida pelo palestrante: “Segunda onda de desenvolvimento dos Portos RS”. O evento que está acontecendo de forma on-line em virtude das medidas preventivas ao coronavírus foi mediado pelo presidente da Câmara de Comércio, Paulo Bertinetti. Estima iniciou apresentando um vídeo institucional da Portos RS em que apresenta o sistema hidroportuário gaúcho.

Logo em seguida, ele passou a explicar algumas ações que foram tomadas para a retomada do desenvolvimento do Porto do Rio Grande desde o início de sua gestão. Foram abordados temas como a dragagem permanente, um novo modelo de concessão para o canal de acesso, projetos que estão sendo desenvolvidos que somam R$10 bilhões pela iniciativa privada.

Estima também não deixou de abordar a temática da construção de um porto/terminal portuário no norte gaúcho: “em nossa avaliação é um projeto que não para em pé tendo em vista as inúmeras dificuldades técnicas para realizar um projeto desses na costa brava gaúcha”, afirmou Estima. Ainda segundo ele, outros temas como o do lote 4 da BR-392 estão sendo revisitados pelas principais lideranças locais para encontrar soluções viáveis para a resolução dos problemas.

Sobre a ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte, Estima também afirmou que entende que a principal defesa desse projeto está justamente na possibilidade de duplicação de áreas viáveis para investimento portuário na região em áreas nortenses. Assim, existiria demanda suficiente para custear o projeto de uma ponte entre as duas cidades.

Algumas lideranças regionais participaram de forma presencial do evento como o vice-presidente da Câmara de Comércio, Antonio Carlos Bacchieri Duarte; o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS) e; o prefeito do Rio Grande, Fábio Branco. O próximo Tá em Pauta ocorrerá no mês de outubro. O Tá em Pauta tem o patrocínio dos Supermercados Guanabara, Wilson Sons, Sintermar e Yara Brasil.