Vídeo: Barcelona e Lisboa estão na lista das cidades portuárias mais poluentes da Europa

0
699
IMPRIMIR
 
Os portos de Lisboa e Barcelona são dos que têm mais emissões poluentes, revela novo estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente. A causa estará no número significativo de navios de cruzeiro devido ao turismo.
estudo apresenta uma lista de 50 cidades portuárias, que ordena pela quantidade de poluição do ar produzida por navios de cruzeiro. Nas primeiras posições encontram-se as cidades de Barcelona, Palma de Maiorca, Veneza, Civitavecchia, Southampton e Lisboa. Em geral, os países mais afetados são Espanha, Itália, Grécia, França, Noruega e Portugal. 
 

O relatório concluiu que estas são as cidades europeias mais expostas à poluição por dióxido de enxofre dos navios de cruzeiro. Estes navios produzem dez vezes mais emissões de óxido de enxofre do que todos os 260 milhões de carros nestes países.Portugal foi a cidade com mais tráfego de navios de cruzeiro em 2017, e, em relação a esse ano, as emissões de óxido de enxofre foram “85 vezes superiores às emissões da frota automóvel que circula em Portugal (5100 toneladas em relação a 59 toneladas, respetivamente), tendo representado mais de 10% do total das emissões nacionais de óxidos de enxofre (5.100 toneladas em relação a 47.500 toneladas)”, declarou a associação ambientalista Zero.

ASSISTA A REPORTAGEM DA GLOBO NEWS