>Um trabalho a ser destacado

0
555
IMPRIMIR
>

O Porto de Rio Grande tem grande importância logística para o Estado. Nenhuma novidade para nós que moramos em Rio Grande. Tem sido um fator decisivo para tornar o Rio Grande do Sul um dos principais estados exportadores do Brasil. Várias zonas do Estado exportam suas riquezas por esse porto, cuja operacionalidade vem evoluindo muito nos últimos anos.

Vários empreendimentos privados e públicos estão sendo instalados na área do Porto de Rio Grande, com a criação de milhares de empregos.São investimentos R$ 2,3 bilhões, no período de 2006 e 2010. É importante salientar, que tudo isso é o resultado de um trabalho onde não existe apenas “um pai”da criança. É o trabalho de toda uma comunidade. Do Centro de Navegaçao, da Prefeitura, dos Sindicatos, da Câmara de Vereadores, da Câmara de Comércio, de várias entidades.

Mas cabe aqui ressaltar o trabalho do deputado rio grandino Sandro de Oliveira Boka, do PMDB, eleito com 31.340 votos. Boka criou a Subcomissão para Desenvolvimento do Porto do Rio Grande, da Assembléia Legislativa, foi um dos líderes de uma missão gaúcha que foi visitar portos na Holanda no ano passado.
Também criou a Frente Parlamentar dos Portos e Hidrovias da Assembléia Legislativa, que conta com a adesão de deputados estaduais e federais, entidades e governo do Estado.Enfim, tem sido incansável na luta em defesa do único porto marítimo do Estado.

Em 28 anos de profissão na área do jornalismo, não lembro de um político com cadeira na Assembléia Legislativa, que tenha lutado tanto pelo porto, dando voz as reivindicações e que são muitas. Foi através do trabalho da Subcomissão criada pelo deputado, que vários deputados conheceram o porto de Rio Grande pela primeira vez. Acreditem. A grande maioria, acostumada a ficar em seus gabinetes e acompanhar de longe o porto gaúcho, nunca tinham sequer passado próximo ao cais da história. É verdade.

Não tenho procuração para defender o jovem deputado, no qual acompanho o seu trabalho desde quando o Boka iniciava sua atividade pelo social, no Comitê de Combate a Fome em Rio Grande, na época liderado pelo professor Oriente Salomão Hias, mas é bom não deixar cair no esquecimento esse belo trabalho, ainda mais nesta época de eleição, onde não faltarão discursos apaixonados de candidatos dizendo- se ser pai de várias crianças.