Transporte de cargas por hidrovias ganha força no Rio Grande do Sul

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O foco da atividade de contêineres em Triunfo será o deslocamento de cargas, pela hidrovia, entre a Região Metropolitana da Capital e o porto do Rio Grande.

Depois de seis anos, a operação com contêineres no terminal Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo e com acesso ao rio Jacuí, esta sendo retomada. A interrupção da atividade ocorreu em fevereiro de 2009, quando a petroquímica Braskem resolveu adaptar o complexo para o recebimento do etanol utilizado na fabricação do chamado plástico verde. No entanto, a ferrovia acabou assumindo essa função do transporte de álcool, permitindo o regresso dos contêineres.

A iniciativa será possibilitada através da parceria do grupo Wilson, Sons (controlador do terminal de contêineres – Tecon – Rio Grande) e a Braskem. O complexo será chamado de Contesc (Contêineres Terminal Santa Clara) e terá capacidade para movimentação de aproximadamente 100 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ao ano, o que representa 15% do volume de contêineres operados no Tecon Rio Grande.

O diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, foi um dos maiores defensores, nos últimos anos, da recuperação da atividade de contêineres no terminal Santa Clara. “Demorou muito tempo, mas felizmente está de volta e será um projeto diferencial para a logística estadual”, comemora. O executivo ressalta que, com o retorno do deslocamento de contêineres pelos meios fluviais, o Tecon Rio Grande será o único terminal de contêineres do Brasil que poderá ser acessado pelos três modais: hidroviário, rodoviário e ferroviário. No entanto, o dirigente argumenta que, para a iniciativa ter êxito, é necessário ter escala.

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