Tecon Rio Grande vai escoar 7.700 toneladas de soja até junho

0
543
IMPRIMIR
Em fevereiro, o terminal desenvolveu um projeto piloto inédito para exportação de farelo de soja. Hoje essa carga passou a ser embarcada regularmente para a Alemanha

O Terminal de Contêineres de Rio Grande vai escoar cerca de 7.700 toneladas de soja, totalizando 275 contêineres, nesse segundo trimestre de 2015. Os embarques começaram no final de abril e têm previsão de seguir até junho, quando toda a carga tiver sido escoada para a Shangai, na China. Para viabilizar o negócio, o Tecon Rio Grande firmou parceria com a Ceifasul, de Cruz Alta, que recebe o grão e faz a estufagem, e com a Brado Logística, que faz o transporte ferroviária até Rio Grande.

A soja é tradicionalmente movimentada em navios graneleiros, de carga solta, porém a tendência de conteinerização do grão e seus derivados é cada vez maior, tendo em vista os gargalos logísticos e as vantagens para os donos da carga e clientes no exterior. Para Thierry Rios, diretor comercial do Tecon Rio Grande, o transporte via contêiner garante o acesso a mercados que trabalham com volumes menores, trazendo facilidade na distribuição, redução de custos, além do melhor aproveitamento dos grãos que não sofrem alterações por condições climáticas.