Tecon Rio Grande recebe ISO 14001 e OHSAS 18001:2007

0
741
IMPRIMIR
A ISO 14001 é uma norma reconhecida internacionalmente voltada a minimizar os impactos ao meio ambiente e a melhorar o desempenho nessa área, possibilitando com isso reduzir custos

O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, recebeu em fevereiro duas importantes certificações: a ISO 14001, concedida a empresas com sistemas de gestão que buscam proteger o meio ambiente, focados nos aspectos impactados pela atividade do negócio, e a OHSAS 18001:2007, que reconhece sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional com padrões internacionais.

“Esses reconhecimentos mostram a nossa responsabilidade com o meio ambiente e com a segurança dos nossos colaboradores. Melhoramos nossas operações, contribuindo para o desenvolvimento da companhia, dos colaboradores e da sociedade”, ressalta Paulo Bertinetti, diretor-presidente do terminal.

A ISO 14001 é uma norma reconhecida internacionalmente voltada a minimizar os impactos ao meio ambiente e a melhorar o desempenho nessa área, possibilitando com isso reduzir custos. “Ela requer comprometimento de toda a organização, fazendo com que os benefícios ambientais e a atividade econômica caminhem de forma integrada”, explica Bertinetti.

Para alcançar a certificação ISO 14001, a equipe do Tecon Rio Grande trabalhou durante 18 meses na estruturação de um sistema de gestão, alinhando procedimentos, indicadores e controles ambientais aos preceitos da norma. Todos os possíveis impactos foram revisados e objetivos e metas estabelecidos para aumentar as oportunidades de impactos benéficos, bem como prevenir os adversos.

A conquista da OHSAS, de acordo com Bertinetti, foi resultado de uma série de iniciativas e programas, realizados desde 2011, voltados à mudança de comportamento de todo o público que acessa o terminal, com foco no estabelecimento de uma nova cultura de saúde, meio ambiente e segurança. Além da certificação, o terminal já foi vencedor duas vezes (em 2016 e 2017) do Prêmio WS+, que reconhece os negócios da Wilson Sons com a marca de 2 milhões de homens-horas sem acidentes com afastamento.

O meio ambiente e a segurança no trabalho são temas fundamentais para todos os negócios do Grupo. A Brasco, empresa de base de apoio offshore, também conquistou as duas certificações. Já o Tecon Salvador, terminal de contêineres do Porto de Salvador, recebeu a ISO 14001. A Wilson Sons foi ainda a primeira em seu segmento no Brasil a aderir ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).