Svitzer, Kongsberg e ABS desenvolvem primeiro rebocador controlado remotamente

0
277
IMPRIMIR

A Svitzer, a Kongsberg Maritime e o ABS (American Bureau of Shipping) assinaram nesta terça-feira (23) um acordo para desenvolver em conjunto o Recotug — o primeiro rebocador comercial do mundo a ser totalmente operado a partir de um centro de operações remoto em terra.

Enquanto a Svitzer está trazendo a experiência operacional, a Kongsberg Maritime fornecerá os sistemas de controle remoto e a tecnologia autônoma e liderará a integração de sistemas e tecnologia. O ABS será o encarregado da orientação para obter a aprovação regulatória.

A solução e o nível de segurança alcançados levarão as autoridades marítimas (classe e bandeira) a aprovar a tecnologia, que finalmente permitirá à Svitzer realizar operações comerciais remotas de rebocadores no porto de Copenhague. O projeto deve ser executado nos próximos anos.

O projeto é uma continuação natural do primeiro projeto marítimo Svitzer / Kongsberg anunciado em 2017 focado na navegação operada remotamente do rebocador Svitzer Hermod no porto de Copenhagen. Como resultado do projeto, os parceiros realizaram com segurança uma série de manobras específicas, sem reboque e remotamente controladas, na água. Do lado do cais no porto de Copenhague, o capitão do navio, estacionado em um centro operacional remoto, atracou o navio ao lado do cais, desamarrou, virou 360 °, pegou uma vela e atracou com segurança novamente.