Submarino argentino é encontrado um ano após desaparecimento

0
403
IMPRIMIR

A Marinha da Argentina informou ter encontrado o submarino ARA San Juan, desaparecido desde novembro de 2017.

“O Ministério da Defesa e a Marinha da Argentina comunicam que […] depois de inspecionar o ponto de interesse Nº 24, informado pela Ocean Infinity, mediante a observação realizada com um ROV [veículo de observação remota] a 800 metros de profundidade, foi dada uma identificação positiva do submarino ARA San Juan”, publicou a Marinha no Twitter.

Recentemente, na área onde o submarino desapareceu há um ano, a empresa norte-americana Ocean Infinity, especializada em diversas tecnologias para a realização de operações subaquáticas, descobriu um objeto de grande porte com cerca de 60 metros de comprimento.

O navio Seabed Constructor foi enviado para realizar as buscas com o uso de um veículo subaquático remoto. Ele chegou no local na sexta-feira (16) e, duas horas depois, confirmou que se tratava do submarino desaparecido.

​O submersível argentino ARA San Juan, com 44 tripulantes a bordo, parou de emitir sinais de comunicação em 15 de novembro de 2017, durante uma patrulha de rotina no Atlântico Sul, perto da costa da Argentina.

Na sequência do desaparecimento, foi lançada uma grande operação internacional de busca e resgate envolvendo embarcações e equipamentos de diferentes países.

De acordo com o Clarín, fontes do ministério afirmaram que ainda é muito cedo para confirmar se o submarino poderá ser retirado do local onde se encontra.  

O contato com o submarino ARA San Juan foi perdido em 15 de novembro de 2017, quando navegava no Golfo de San Jorge, a 450 km da costa. Tinha zarpado de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, de volta a Mar del Plata, 400 km ao sul de Buenos Aires.

As buscas começaram 48 horas depois. Colaboraram 13 países, mas a maioria se retirou antes do fim de 2017, sem resultados.