Sindmar fará Estudo de Segurança para o Canal de Panamá

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O Canal do Panamá, cuja construção completou 100 anos em 2014, está passando por uma grande obra de expansão. O canal terá uma nova faixa de tráfego, que permitirá a passagem dos super cargueiro

A Fundação Homem do Mar – FHM, braço educacional do SINDMAR (Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante), firmou contrato com a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (International Transport Workers’ Federation – ITF), visando à construção de um modelo matemático que servirá para avaliar as características e capacidades de manobra nas novas comportas do Canal do Panamá, tendo como foco a segurança do tráfego de embarcações. O contrato foi assinado pelo presidente do SINDMAR (Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante) e membro do conselho curador da FHM, Severino Almeida, no último dia 11 de setembro, em Limassol, no Chipre.

O Canal do Panamá, cuja construção completou 100 anos em 2014, está passando por uma grande obra de expansão. O canal terá uma nova faixa de tráfego, que permitirá a passagem dos super cargueiros, hoje os mais usados no comércio internacional. A expansão e o consequente aumento do tráfego vão contribuir para uma melhora na cadeia de fornecimento global.

No entanto, as novas comportas têm sido alvo de expectativa, não apenas pela importância do Canal como rota marítima, mas também porque a sua construção foi adiada diversas vezes. Testes recentes detectaram várias rachaduras na estrutura, levantando dúvidas sobre suas condições, já que a mesma foi projetada para resistir a terremotos. Este fato gerou outras preocupações sobre a data em que as comportas estarão, de fato, em condições totalmente operacionais. Além disso, o baixo nível do Lago Gatún reduziu significativamente o calado operativo do Canal, antes mesmo de as novas comportas encherem.