Serviço de peso, embarcações de peso

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Por Erik Azevedo

Conheçam um pouco mais como são montadas plataformas offshore em pleno local, e alguns tipos de embarcações envolvidas nesta operação de peso.

 

Saipem 7000 in action South Africa 1991

 

 

 
Com o aumento das atividades de perfuração e instalações de produção offshore, a indústria de petróleo e gás deve confiar em uma maneira eficiente e segura de instalar estes equipamentos. Através da experiência e da inovação, a indústria tem desenvolvido uma série de maneiras para superar os desafios para transporte e içamento de carga pesada offshore.
 
 
Existem dois métodos principais de instalação marinha de equipamentos pesados. A maneira convencional de instalação de equipamentos importantes, como topsides e equipamentos de produção, seja através de barcaças elevatórias, enquanto a instalação floatover tem vindo a ganhar aceitação como um método de instalação offshore, também.
 
Além disso, novas técnicas para executar operações de transporte de equipamentos pesados estão sendo desenvolvidos.
 

 

 

Em ação na região do Delta do Mississippi, a cábrea Mcdermott Derrick Barge 27, foto: Reinier Meuleman,

Lift Barges

Por décadas, os guindastes para cargas pesadas foram implantados em campos offshore de petróleo e gás para fins de instalação. barcaças de carga pesada são usados tanto para o transporte dos equipamentos offshore e levantá-las em seu lugar através de poderosos guindastes (cábreas).
 
Heavy Lift Operations in Asia Pacific
Barge Derrick J. 27 realiza operações Heavy Lift
Fonte: J. Ray McDermott
 
Alguns guindastes para cargas pesadas com capacidade de elevação superior a 10.000 toneladas, muitas vezes são usados em operações de uma elevação única. Em outras palavras, o equipamento, tais como topside, é levantada a partir de um navio ou barcaça e acoplado com o revestimento em uma instalação de carga pesada.
 

 

SSCV Thialf, navegando
O SSCV-Semi Submersivel
Crane Vessel Thialf – É a unidade com maior capacidade que a indústria marítima possui, com capacidade de içamento conjunto de 15.000 toneladas. Foi construído originalmente como DB-102 no ano de 1985 nos estaleiros Mitsui Engineering & Shipbuilding Co.
E 1997 a Heerema Marine Contractor da Holanda, adquire a embarcação após descontinuação com a joint venture com a McDermott, a antiga HeereMac.
 

Saipem 7000 e o recorde mundial.

A SSCV “Saipem 7000″, quebrou o recorde mundial em içamento quando ergueu o modulo com 12.150 tons da plataforma de Sabratha no Mar Mediterrâneo. O recorde anterior era no Golfo do México quando a mesma Saipem 7000 ergueu 10,473 tons das plataformas PB-KU-A2.

 

O Segundo lugar fica com a SSCV- Saipem 7000

 

Saipem 7000, instalando modulos do conjunto Buzzard Production em 2006 North Sea

 

Saipem 7000 quebrando seu próprio recorde mundial.

Exigindo menos músculos

Grandes instalações marinhas podem ser divididos em elevações modulares. Por exemplo, uma instalação de processamento podem ser fabricadas em vários módulos que são então instalados offshore, um por um.

 

 

SSCV Hermod 3th place

 

 

O SSCV Hermod, esta em terceiro lugar, esta unidade esteve aqui no Brasil participando na construção das plataformas Peregrino A e B, na região próxima à Cabo Frio, para Statoil.

 

 

SSCV Hermod com o topside Peregrino B, pronto pra assembly na jaqueta. – Foto Jan Berghuis – Campo de Peregrino – Statoil, próximo à Cabo Frio RJ. 

 

 

 

Hermod & Saipem 7000 – ambas ao mesmo tempo na Holanda
 

Instalação Floatover

Ganhando popularidade por ser à melhor relação custo-benefício de instalação, o sistema floatover através des navios semi-submersíveis é uma opção viável para as operações de instalação marinha. Este método de instalação marinha exige um navio com um sistema de bombeamento hidráulico que permite que o navio submergir sob a água, e depois ressurgir.
Intermac 650 Getting into Location for Floatover Operations
Intermac 650 Entrando no local para Floatover Operações
Fonte: J. Ray McDermott
 
Permitindo o acoplamento onshore no equipamento, a instalação floatover marinha envolve o transporte do equipamento para o local, bem como instalá-lo. Aqui, a embarcação semi-submersível flutua no lugar e inunda seus tanques para descer parcialmente debaixo d’água. O equipamento é baixado e instalado no local, e, em seguida, o navio flutua para fora de debaixo dela. Em seguida, bombas de acionamento hidráulico esgotam à água para fora da embarcação, que emerge da água.

Soluções Inovativas

Ao invés de depender de um guindaste pesado ou submergir na água, SeaMetric desenvolveu dois novos navios para realizar transporte de mercadorias pesadas instalações marinhas. Esta solução fornece dois navios gémeos equipado com grandes braços de elevação de cada bordo de cada navio.
SeaMetric’s Heavy Lift Vessels
Lifting Arms Extend to Enable Heavy Lift Installations Offshore
Estes navios de transporte pesado usam um straddle que se estende entre as duas embarcações para transportar o equipamento, estendendo seus braços para levantar o equipamento. Os braços em seguida, levantam o equipamento e, em seguida, baixam-na no lugar para a instalação.

Referencias: RigZone, gCapitan, Shipspotting.