Rosseto diz que Brasil está preparado para aumentar produção de biodiesel

0
579
IMPRIMIR

O Presidente da Petrobrás Biocombustível, Miguel Rosseto (foto), fez um discurso animador para a indústria de biocombustíveis do país, ressaltando a expansão do mercado e o potencial das empresas brasileiras para ampliar a produção assim que for anunciado o novo marco regulatório. “As usinas do Brasil estão preparadas para aumentar a oferta de biodiesel”, afirmou.

O executivo, que participou de uma homenagem do setor ao ex-presidente Lula, ressaltou a importância de ampliar a matriz de combustíveis no país, de forma aliada à baixa emissão de carbono na atmosfera.

“Trabalhamos na diversificação de matérias-primas, como a palma, que a Petrobrás Biocombustível está desenvolvendo no Pará com foco na operação de uma usina de biodiesel em 2014 para atender a região Norte. Já temos mais de 13 mil hectares plantados”, afirmou.

Hoje o Brasil é o maior consumidor de biodiesel do mundo e está entre os maiores produtores, perdendo apenas para EUA e Argentina, além de estar empatado com a Alemanha.

A produção nacional alcançou 2,7 bilhões de litros em 2011, sendo que a Petrobrás Biocombustível, junto da sua sócia BSBIOS, é a maior produtora do país, com capacidade para produzir 721,4 milhões de litros/ano. Além das unidades já instaladas, a estatal está implantando mais duas usinas, sendo uma no Pará e outra em Portugal.

No mês passado, a companhia também assinou um protocolo de intenções para adaptar a usina experimental de biodiesel de Guamaré, no Rio Grande do Norte, para produção comercial.