Rio Grande: um porto, uma história

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Em 1º de março de 1915, aproximadamente as 17h30, o navio-escola Benjamin Constant da Marinha do Brasil, calado de 6,35 metros, transpôs a Barra do Porto Novo do Rio Grande.

A data de 15 de novembro é comemorada pelos rio-grandinos duplamente: a proclamação da República, que substituiu a Monarquia a partir de 1889 e o aniversário do porto do Rio Grande, que neste ano comemora 103 anos, mas a sua história remonta desde o início do século XVIII. A cidade do Rio Grande e o seu porto não existiriam sem os Molhes da Barra. Sem dúvida uma das grandes obras de engenharia da América Latina. Com a conclusão das obras de ampliação dos Molhes da Barra e o aprofundamento dos seus canais de acesso e bacias de evolução, o porto gaúcho credenciou-se, definitivamente para seu o Porto de maior profundidade entre os países do Prata e o Sul do Brasil.

A passagem do Benjamin Constant pela Barra e as festivas solenidades alusivas ao Novo Porto datam do ano de 1915, mas trazem em si um desejo mais enraizado e uma aspiração verdadeiramente secular dessa comunidade portuária. O professor Doutor em História, Francisco das Neves, definiu bem em um artigo: “Durante muito tempo, o Porto do Rio Grande era ponto de passagem praticamente obrigatório a todos aqueles que pretendiam entrar ou sair do Rio Grande do Sul. Por ali chegavam contingentes populacionais, correspondências, jornais, livros, espetáculos artísticos e ideias, consistindo, enfim, uma interface para o mundo à sua volta.

Em sínteses, além de ter constituído um mercado de trocas econômicas, o Rio Grande efetivou também trocas de natureza cultural. O passar dos séculos e o progresso dos meios de transporte levariam a caminhos alternativos para chegar ao território sulino, mas o sistema portuário rio-grandino não perderia seu papel de ligação do extremo sul-brasileiro e até alargando fronteiras, do sul da América Meridional para com o mundo”

Em  de março de 1915, aproximadamente as 17h30, o navio-escola Benjamin Constant da Marinha do Brasil, calado de 6,35 metros, transpôs a Barra do Porto Novo do Rio Grande. Em 15 de novembro de 1915, foi inaugurado o primeiro trecho de cais do Porto Novo, numa extensão de 500 metros, logo entregues à operação. A história do Porto e da Barra, é dessa maneira, a própria história da cidade do Rio Grande. Essa grandiosa história constitui passo essencial para preservar a memória social de todos os rio-grandinos.