Rio Grande espera maior escoamento de safra

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   Polícia Rodoviária Federal e caminhoneiro se deparam diante de mais um ataque na BR-392 o ano passado
Reportagem publicada hoje no Jornal do Comércio e assinada pelo repórter Jefferson Klein revela que o porto do Rio Grande já começa a receber volumes mais expressivos de grãos  No ano passado, entre março e setembro, foram movimentadas 13.058.072 toneladas levando em conta o complexo soja (grão, farelo e óleo) e demais cereais. Para 2016, o diretor de infraestrutura do porto, Paulo Somensi, calcula que se atinja um incremento de aproximadamente 10%.
Segundo a reportagem em 2015, a soja em grão movimentada atingiu 9.918.866 toneladas; o farelo, 1.583.446 toneladas; e o óleo, 170.974 toneladas. Já o arroz (grão, quebrado em granel e carga geral), 697.072 toneladas; o milho, 193.048 toneladas; o trigo (embarque e desembarque), 430.939 toneladas; e a cevada, 63.727 toneladas. Para projetar as estratégias logísticas necessárias para atender satisfatoriamente a essa demanda, a Superintendência do Porto do Rio Grande realizou, na semana passada, o primeiro encontro dos participantes do Plano Safra. A iniciativa reúne os principais protagonistas das operações portuárias e civis, como terminais e entes públicos.
Somensi afirma que a estrutura portuária tem plenas condições de realizar o transporte de maneira bem-sucedida. Uma das apostas para alcançar um serviço adequado quanto ao escoamento da safra está no modal ferroviário. O dirigente ressalta que uma meta é tonar mais ágil o esvaziamento dos vagões para possibilitar um maior uso da linha férrea. Nesse sentindo, foram mantidas recentemente reuniões com representantes da Rumo ALL, empresa que detém a concessão da malha ferroviária gaúcha, que, de acordo com Somensi, foram muito produtivas. O diretor comenta que a companhia está modernizando os vagões utilizados no porto. O dirigente acrescenta que também é preciso aprimorar o sistema de descarga.
GRÃOS QUE VALEM OURO
Com a chegada da safra, surge outro grande problema: o principal produto exportado pelo porto gaúcho é alvo de ladrões, como mostrou uma reportagem especial publicada pelo Portos & Mercados em novembro do ano passado. Na BR-392, a Polícia Rodoviária Federal e a concessionária Ecosul passaram a registrar uma ocorrência até então inusitada. No km 18 da rodovia – a única que dá acesso aos terminais – os motoristas são alvos de ladrões quando fazem um retorno para chegar no pátio de espera. No exato momento em que o veículo reduz a velocidade, os homens se aproximam e abrem a tampa traseira, fazendo a soja cair no chão. “Eu não consegui ver como eles subiram no caminhão. Quando estacionei, já tinha dos dois pinos abertos”, relata um caminhoneiro que prefere não se identificar. As ações acontecem, principalmente, no horário entre a 0h e às 4h. Neste ano, foram mais de 90 ataques.Em cada um deles, os ladrões chegam a levar até três toneladas do grão.