Qual o maior desafio de uma arena esportiva moderna ?

0
1060
IMPRIMIR

Por Ricardo Araujo

Construir uma grande arena esportiva implica em vencer grandes desafios. Mas qual deles está ocupando mais as mentes da maioria de seus gestores ?

Sem dúvida que a sustentabilidade do equipamento é fundamental, e essa tem sido a principal preocupação em relação às arenas que estão sendo construídas em função da próxima Copa do Mundo. Com exceção do Mineirão (apesar das projeções exageradamente otimistas), nenhuma outra apresentou publicamente os estudos que demonstram a viabilidade econômica do futuro equipamento.
Fora do Brasil (principalmente Europa Ocidental e EUA), a construção de arenas com motivações claramente políticas são raras, mesmo aquelas com financiamento público dominante. Somente nos próximos 2 anos o Brasil chegará ao estágio que eles já alcançaram há quase 20 anos atrás. Portanto, lá fora os desafios são outros.

O maior desafio das arenas contemporâneas é o de oferecer aos torcedores a mesma comodidade e conforto de suas casas. O maior diferencial das arenas é a insuperável atmosfera proporcionada por um espetáculo ao vivo. Oferecer, além disso, todas as comodidades (visibilidade, serviços diversos, informações e interatividade) domésticas, torna a ida ao estádio uma experiência única.

Uma das últimas fronteiras vencidas, foi justamente a de equiparar as experiências interativas domésticas e das arenas. Recentemente a IBM estabeleceu uma parceria com o Sun Life Stadium (arena utilizada pelos Miami Dolphins) para que as possibilidades nessa área, oferecidas aos gestores e frequentadores do estádio, sejam quase ilimitadas.

O sistema implantado pela empresa permite ao staff da arena receber e analisar dados em tempo real, tais como, tráfego e fluência de público, quais os produtos e serviços mais e menos demandados, necessidades não satisfeitas, preferências sobre futuros eventos, novas possibilidades de merchandise, e a previsão do tempo (o estádio não tem cobertura), interagindo com redes sociais, e disponibilizando ao público inúmeras informações sobre o evento, via telões, ou através de dispositivos móveis. Informações essenciais sob os pontos de vista comercial e de segurança.

É certo que uma arena não pode se deslocar até a casa dos seus frequentadores, e o “ônus” desse deslocamento é inevitável (e bem sabemos como isso pode ser difícil em certos casos). Mas é possível a uma arena moderna oferecer todas as comodidades, e em muitos casos até mais, que suas próprias casas, e estimular cada vez mais a presença do público.

Se no passado, as arenas se acostumaram a concorrer com shoppings, teatros, cinemas, shows, e até praias, agora o desafio final é concorrer com o até então inexpugnável ambiente doméstico. E o retorno da Sun Life nos primeiros 3 meses de operação do novo sistema tem sido animador. Que isso não demore outros 20 anos para chegar até nós.