Primeiros efeitos da Yakecan: mar sobe e invade rua no sul do Estado

0
27
IMPRIMIR

Os primeiros efeitos da tempestade que avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira (17) foram registrados já durante a madrugada no Litoral Sul gaúcho. Em São José do Norte, a elevação da maré no oceano gerou alagamento na Rua Carlos Bulamarque, uma das principais vias do município. Segundo a Defesa Civil da cidade, não há relatos de moradores afetados.

Em Rio Grande, o nível da Lagoa dos Patos subiu em pontos como no bairro Vila Portugal, mas sem sinais de inundações. As rajadas de vento também atingiram o município. As duas cidades suspenderam as aulas por conta da previsão do tempo.

Conforme a Marinha,  as ondas podem chegar a 6 metros em alto-mar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina até quinta-feira. A condição também favorece a ocorrência de ressaca no litoral dos dois estados.

O órgão nomeou a tempestade como Yakecan — que significa o som do céu em tupi-guarani. Na segunda-feira (16), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizou uma coletiva de imprensa para orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao fenômeno, já que a previsão indica rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h.

Fonte: GZH