Prefeito visita Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Maçarico

0
99
IMPRIMIR
A Unidade de Conservação (UC), é administrada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema)

O prefeito do Rio Grande Fábio Branco visitou na segunda-feira (18) o Banhado do Maçarico próximo a reserva ecológica do Taim. Com uma área de 6.253 hectares, o banhado preserva uma área de reconhecida importância internacional para a conservação das aves. Cinco espécies de aves são as principais motivadoras para proteger o ecossistema. Uma delas é o macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis), além de ser uma região importante para a reprodução do pássaro migratório caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris). No mês passado o governador Eduardo Leite sancionou a Lei 15.710, que recategorizou a Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico para Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Maçarico. A Unidade de Conservação (UC), é administrada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

Os secretários de Desenvolvimento Primário e da Pesca Bercilio Silva, e do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Gilberto Sequeira, acompanharam Branco  que anunciou apoio a projetos que foquem a sustentabilidade. “Estamos atentos as oportunidades subaproveitadas que existem na nossa região. As belezas naturais que temos em Rio Grande, os nossos cartões postais, temos que fazer um trabalho de valorização da nossa história, do nosso patrimônio cultural e que isso possa gerar emprego e renda para o turismo, para eventos de negócios. Temos que trabalhar para identificar o que pode dar mais retorno”, disse Branco.

Segundo o prefeito qualquer obra que se faça hoje, é necessário ter a visão de sustentabilidade. “Se não tivermos também o aumento de renda, uma visão estratégica para gerar empregos, não vamos melhorar o poder aquisitivo da população. Dessa maneira vamos cuidar melhor do nosso meio ambiente. A partir disso vamos ter uma visão estratégica para que toda a nossa estrutura ambiental, nossos mananciais, possam ser uma grande fonte de receita para o município”, destacou o prefeito.

Equilíbrio das futuras gerações

Dois projetos já estão em desenvolvimento na região: abelhas sem ferrão (polinização do bioma pampa), e melhoramento de campos nativos. Em 2017, a estância Santa Maria & Isabella foi certificada com a aplicação de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), e foi capacitada pelo Senar RS em parceria com a Embrapa, além da produção de mudas nativas e reciclagem do lixo orgânico para produção de muda e respectiva floração para alimentação das abelhas.

Na opinião do ambientalista e produtor rural Eduardo Peixoto, conversar com o prefeito na estância, no Banhado do Maçarico, representa um grande incentivo ao desenvolvimento socioambiental e econômico de uma região tão importante do município do Rio Grande. “Nossa região foi contemplada com um belíssimo mosaico de unidades de conservação como Estação Ecológica do Taim, Refúgio da Vida Silvestre Banhado do Maçarico, Reserva Biológica do Mato Grande e a APA da Lagoa Verde. Nosso grande desafio além de conservar nossos recursos naturais será garantir o equilíbrio das futuras gerações com projetos sustentáveis. Que o equilíbrio entre meio ambiente e seus recursos naturais garantam a sustentabilidade necessária para produção de alimentos e conservação do planeta”, disse Peixoto.

Para Eduardo o futuro das próximas gerações dependerá de nossas ações hoje. “Serão nossos jovens os futuros guardiões do planeta, um santuário de recursos naturais localizado no município do Rio Grande, um município de beleza ímpar com inúmeras perspectivas e oportunidades para o desenvolvimento saudável de nossa população”, finalizou o produtor rural, que pretende marcar uma audiência com o governador Eduardo Leite para discutir um acordo entre o município e o estado para gestão compartilhada das unidades de conservação com foco no desenvolvimento da região.

 

Ouça a entrevista com o prefeito do Rio Grande Fábio Branco

 

Ouça a entrevista com o produtor rural Eduardo Peixoto

Leia mais sobre o Refúgio de Vida Silvestre do Banhado do Maçarico