Portos RS esclarece que choque de embarcações não compromete o tráfego no canal de acesso

0
254
IMPRIMIR
                                                                              Divulgação Portos RS

Um incidente entre duas embarcações foi registrado, na manhã desta quinta-feira, no canal de acesso ao Porto do Rio Grande. Um dos navios envolvidos no abalroamento estava fundeado na área Golf, enquanto o outro, de transporte de graneis, se preparava para realizar o mesmo procedimento, quando sua hélice se enroscou na corrente da âncora do outro navio.

Integrantes do setor de fiscalização da Diretoria de Infraestrutura e Operações e o chefe da Guarda Portuária, Rômulo Furtado, estiveram no local e a principal constatação foi de que não houve vazamento de óleo. Também não foram registrados tripulantes feridos em razão do choque. O acidente não chega a interromper a trafegabilidade do canal.

Em abril o navio de bandeira maltesa  WL KIRILLOV  colidiu com a embarcação pesqueira Vencedor III no canal de acesso ao Porto do Rio Grande, próximo ao Terminal de Containers (TECON-RG).

O Pesqueiro afundou parcialmente e os três tripulantes foram resgatados sem ferimentos. Foi instaurado um inquérito administrativo, a fim de apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis, mas até agora ninguém foi responsabilizado.

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 5º Distrito Naval, informa que a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul tomou conhecimento do abalroamento ocorrido hoje (24), por volta das 10h40min, entre as embarcações NM PUGET SOUND, de bandeira de Hong Kong, e NM KEMPTON, de bandeira do Panamá, nas proximidades do município de São José do Norte/RS. Uma equipe de Inspeção Naval, da CPRS, encontra-se no local para colher informações. Não houve poluição hídrica, nem vítimas. A MB informa que um Inquérito Administrativo será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis pelo acidente.

A CPRS permanece acompanhando a situação e destaca que a Marinha incentiva e considera importante a participação da comunidade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências náuticas e pedidos de auxílio) e (53) 3233-6119 (diretamente com a CPRS) ou ainda, através do e-mail cprs.segmar@marinha.mil.br.