Portos precários e ausência de hidrovias travam rota comercial Manta-Manaus

0
857
IMPRIMIR
Amazonas-podera-ganhar-nova-rota-comercial-com-a-Asia-Foto-Carla-Lima-1024x680
A rota é utilizada atualmente, mesmo que de forma precária e por embarcações de pequeno porte

Encurtar em 25 dias a duração do transporte de mercadorias entre Ásia e Manaus é o principal objetivo da rota multimodal Manta-Manaus. A implantação efetiva da rota foi alvo de audiência pública, nesta segunda-feira (25), realizada pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus.
Segundo informações do deputado, o tempo de trajeto entre Ásia e Manaus varia entre 31 e 35 dias, sendo 22 dias apenas de Manta (Equador) a Manaus. O mesmo percurso com saída da Ásia aumenta para 41 a 60 dias quando há passagem pelo Canal do Panamá, “sem falar nos dias em que os navios ficam na fila esperando a vez pra passar no Canal do Panamá”.
A rota é utilizada atualmente, mesmo que de forma precária e por embarcações de pequeno porte, “porque alguns rios precisam ser transformados em hidrovias de verdade e os portos do lado brasileiro ainda são ruins, são simples”, como apontou o diretor do Escritório Comercial do Equador no Brasil, Alexis Villamar Fabara.