Portos do Paraná aprimora sistema de sinalização náutica

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Maior segurança também para o meio ambiente, já que as novas boias definem com maior precisão os limites da navegação e têm maior visibilidade e alcance geográfico. Com isso, os riscos de encalhes e acidentes são minimizados.

A Portos do Paraná finalizou a troca de boias de sinalização náutica no Canal do Surdinho, acesso alternativo ao Porto de Paranaguá. São quatro novos equipamentos, articulados e mais modernos. O investimento da empresa pública é de R$ 2,8 milhões, o que inclui a aquisição das boias, materiais e implantação de todo o projeto, que também compreende o canal principal.

Ao todo, serão nove equipamentos implantados e mais nove para uso sobressalente. Com a derrocagem submarina na Pedra das Palanganas, será feita a substituição das boias convencionais por articuladas também na região do Canal da Galheta.

A substituição das boias convencionais aumenta a segurança no trecho, que terá papel fundamental durante a realização das obras de dragagem no acesso principal aos portos paranaenses. Os novos equipamentos têm maior precisão na posição e atuam como um farolete, servindo como apoio para que os navegantes se localizem visualmente.

“Os equipamentos são posicionados na margem do canal, o que aumenta a área para passagem dos navios. Eles diminuem a incerteza do posicionamento das boias em mais de 30 metros, delimitando as margens do canal com maior precisão”, explica Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.