>Porto do Rio Grande promoverá Seminário Internacional

0
724
IMPRIMIR
>Em comemoração aos 200 anos de “Abertura dos Portos Brasileiros”, o Porto do Rio Grande realizará nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 8h30min às 17h, no salão de convenções da Mitra Diocesana, o Seminário “O Porto do Rio Grande e o Futuro da Operação Portuária”. O evento abordará temas como: Engenharia Portuária, Operação Portuária e Gestão Ambiental.

O evento é promovido pela Revista Conexão Marítima e pela Superintendência do Porto do Rio Grande.O primeiro dia do evento terá como tema a Engenharia Portuária, iniciando as atividades às 8h30min com a palestra do professor doutor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Cláudio Dias, com o tema “Impactos do Aprofundamento do Canal do Rio Grande em suas Estruturas Portuárias” e, às 10h, acontecerá palestra com o diretor de Construção Naval da Petrobras S/A, engenheiro Alexandre Garcia, com o título “A Retomada da Indústria Naval no Brasil”. Na parte da tarde, às 14h, os trabalhos iniciam com o engenheiro da Construtora Odebrecht, Mauro Darzé, com a palestra “Uma Visão Empresarial de Futuro na Área Portuária”. Na seqüência, às 15h30min, acontecerá um debate com as presenças dos três palestrantes do dia, tendo como moderador o ex- superintendente do Porto do Rio Grande, engenheiro Vidal Áureo Mendonça.

O segundo dia abordará a Operação Portuária, contando com a palestra de abertura do representante do Porto de Houston, John Cuttino, com o tema “Um Modelo Internacional de Integração Portuária” e, às 10h, ocorre a palestra “Um Novo Modelo de Operação Portuária”, com o empresário do Grupo LLX, Eike Batista. Ainda pela manhã, às 11h, acontece a palestra “Gestão da Operação Portuária no Futuro”, com o diretor Comercial da Santos/Brasil, Roberto Tórtima. Na parte da tarde, às 14h, acontecerá à palestra com o ministro-chefe da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Pedro Brito, com o tema “A Nova Visão Portuária do Governo Brasileiro”.

Finalizando o dia, acontece às 15h30min, debate com os palestrantes, contando ainda com o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Rio Grande do Sul (Sindop) e do Sindicato das Agências de Navegação Marítima de Rio Grande (Sindanave), Eduardo Adamczyck, e com o assessor Técnico do Porto do Rio Grande, engenheiro Newton Quintas, tendo como moderador o presidente da Ctil Logística, Frank Woodhead.No último dia do evento, que terá como tema “Gestão Ambiental”, as atividades iniciam às 8h30min, com os cases abordando “O Futuro na Prática de Combate a Acidente Ambientais”, a cargo das empresas Ecosorb S/A, Hidroclean S/A e Alpina S/A. Posteriormente, às 10h, o professor doutor da Universidade Católica de Santos (UCS), Ícaro Cunha, falará sobre “Gestão Ambiental Portuária no Futuro”. À tarde, os trabalhos começam, às 14h, com a palestra “Políticas de Gestão Ambiental Portuária”, com o gerente de Projetos do Ministério do Meio Ambiente, Dr. Ademilson Zamboni. Logo após, às 15h30min, será realizado debate com a presença dos palestrantes e do professor doutor da Furg, Milton Asmuz, e do chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Celso Elias Corradi.

Para o mês de novembro, quando o Porto Novo completa 93 anos, acontecerá a segunda parte do seminário “Porto do Rio Grande “História e Cultura Portuária no Bicentenário da Abertura dos Portos”, que culminará com o lançamento de um livro sobre a história do Porto do Rio Grande que incluirá a história moderna, que hoje é uma lacuna na memória portuária. Os seminários serão desenvolvidos com o objetivo de que as pessoas contribuam com a construção do conhecimento e a valorização da produção local. Mais informações e inscrições gratuitas peloe-mail: seminario@portoriogrande.com.br ou pelo telefone: (53) 3231.1023.