Porto do Itaqui trabalha firme na relação porto-cidade

0
695
IMPRIMIR
porto-do-itaqui-600x234
Resultados de investimentos trazem benefícios não só para o porto, mas também para a cidade e o estado do Maranhão

A movimentação de cargas no Porto do Itaqui, cresceu 21% em 2015, atingindo recorde histórico de 21,8 milhões de toneladas. O resultado, de acordo com o presidente da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), Ted Lago, é fruto de revisão de processos administrativos e operacionais, padronização e melhoria de equipamentos para carga e descarga de granéis sólidos, além da entrada em operação do Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão). Em busca de resultados ainda melhores, o governador do Estado, Flávio Dino, anunciou um investimento de R$ 1,35 bilhão até 2017 que deverá impactar positivamente no desenvolvimento socioeconômico dessa nova fronteira agrícola do país.

De acordo com Lago, esses resultados não são somente do Porto do Itaqui, mas de todo o Maranhão. “A missão que nos foi confiada pelo governador Flávio Dino é consolidar o Porto do Itaqui como meio de desenvolvimento para o Maranhão. Desde o primeiro dia de trabalho estamos focados nos resultados que possam integrar as riquezas que passam pelo porto com oportunidades para geração de renda e melhora da qualidade de vida dos maranhenses”.

A reestruturação do Porto do Itaqui, com implantação da eficiência multimodal, aumentou a capacidade de recebimento de commodities. A distribuição eficiente desses produtos permite contribuição para que haja desenvolvimento da região. O incentivo da produção é garantido em função grande variedade de grãos sólidos movimentada, tais como soja, milho, arroz, trigo, dentre outros.