Porto do Itaqui inaugura Base de Pronto-atendimento ambiental

0
325
IMPRIMIR
Com investimento de R$ 2,5 milhões, a base está equipada com duas embarcações, mantas absorventes, cordões de contenção, tanques flutuantes, skimmers (bombas de sucção de óleo) e outros recursos para redução de danos em caso de acidentes no mar.

A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária inaugurou, nesta terça, 13, a sua Base de Pronto-atendimento ambiental, que funcionará na área operacional do Porto do Itaqui com pessoal treinado em plantão permanente e equipada para o combate e a prevenção de situações mapeadas no PEI – Plano de Emergência Individual (saiba mais abaixo) da Autoridade Portuária.

A solenidade de entrega da unidade contou com a presença do presidente do Itaqui, Ted Lago, dos diretores Jailson Luz (Operações) e Artur Costa (Administração e Finanças), das gerentes Gabriela Heckler (Jurídica), Luane Lemos (Meio Ambiente) e equipe, além do coordenador de Emergências, Felipe do Carmo, da Brasbunker, empresa contratada para as operações na base.

“A instalação dessa base reforça o nosso modelo de excelência em gestão portuária, avançando na melhoria da resposta a emergências. A intenção é nunca precisar usar a base, trabalhamos para isso, mas precisamos estar preparados”, afirmou Ted Lago. O Porto do Itaqui é certificado pela ISO 14001:2015, que atesta a excelência da gestão ambiental de uma empresa.

A unidade está preparada para responder a emergências ambientais dentro da Poligonal do Porto do Itaqui e nos terminais de ferryboat da Ponta da Espera e do Cujupe. Um trabalho que será feito em duas frentes: no atendimento às emergências da EMAP e também no apoio à comunidade portuária (para isso conta com alguns equipamentos de uso compartilhado).