Porto do Itaqui é recertificado na ISO 9001:2015

0
653
IMPRIMIR
A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini, única no Brasil integrada à Internacional Certification Network (IQNet)

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, foi recertificada na Norma ISO 9001:2015, a mais atual versão para a gestão da qualidade. O porto público maranhense também possui certificação na ISO 14001:2015, que atesta excelência na gestão ambiental.

O relatório de auditoria destacou o Plano de Contingência da empresa para prevenção e enfrentamento da covid-19, com o objetivo de manter as operações portuárias; o comprometimento de toda a equipe da EMAP com o Sistema de Gestão da Qualidade, além da transparência e disponibilidade de informações.

Segundo o auditor Walmir Pedrosa Amorim, “a empresa está acima das dificuldades e, diante de um desafio como está sendo a pandemia, demonstrou resiliência, trabalhou com planejamento, em cooperação e descobriu um caminho próprio de sobrevivência”. Ele destacou a melhoria dos processos e da produtividade, além da disponibilidade e comprometimento da equipe. “A gestão do Porto do Itaqui, incluindo a direção e demais funcionários, serve de exemplo não só para a região, mas para o país como um todo”, disse.

A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini, única no Brasil integrada à Internacional Certification Network (IQNet), rede que reúne as 38 mais importantes certificadoras presentes em 150 países e o primeiro organismo de certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) no Brasil, a conceder certificados da Norma de Qualidade ISO 9001, dentro do Sistema Brasileiro de Certificação.