Porto de Santos pode ter logística afetada nos próximos meses

0
506
IMPRIMIR
                            Paralisação da hidrovia sobrecarregaria o Porto de Santos (Foto: Divulgação)

A Hidrovia Tietê-Paraná deve ter sua navegação limitada ou até suspensa nos próximos meses, afetando a cadeia logística do Porto de Santos.O alerta partiu do consultor Rui Gelehrter Lopes.Segundo Lopes, a navegação será afetada pois o Operador Nacional do Sistema (ONS) irá reduzir o nível das águas na hidrovia, o que dificultará a navegação das barcaças, utilizadas principalmente para o transporte de produtos agrícolas para o Porto de Santos.Sem a hidrovia, essas cargas chegariam ao cais em caminhões, sobrecarregando o trânsito nos acessos ao Porto.

A decisão do ONS e seus impactos no cais santista foram destacados pelo consultor Rui Gelehrter Lopes ontem, durante sua participação no 5º seminário Hidrovias Já, promovido pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) em sua sede, na Cidade.

“Tivemos uma reunião em Bauru, onde avaliamos a parte técnica da Hidrovia Tietê-Paraná. Um coordenador da ONS comunicou que ia baixar o nível. Não deu opção nenhuma. Foi uma mera comunicação, o que mostra o descaso total das autoridades federais com relação à hidrovia, estratégica para a região mais interessante, sob o ponto de vista de produção, que é a Região Sudeste, e afeta o maior porto do País”, explicou Gelehrter. Segundo ele, o nível da hidrovia já começou a cair.