Peças impressas em 3D podem tornar navios cargueiros menos poluentes

0
230
IMPRIMIR

            Motor de navio equipado com bico injetor impresso em 3D (Imagem: Reprodução/DTU)

Pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) desenvolveram um novo sistema que permite que peças de motores de navios cargueiros sejam impressas em 3D. A ideia é tornar essas embarcações mais sustentáveis e menos poluentes, reduzindo seu consumo de combustível

Ao imprimir partes individuais do motor, os cientistas esperam otimizar todo o processo de fabricação no futuro. Um desses componentes impressos é o bico injetor, responsável pela quantidade de combustível injetada no sistema durante o processo de funcionamento das máquinas.

Engenheiros querem imprimir outras peças do motor de navios cargueiros em 3D (Imagem: twenty20photos/Envato)

“Nós criamos um modelo de análise para fornecer uma visão geral de como a impressão 3D pode agregar valor ao produto final. Isso também se aplica às peças individuais do motor, que devem ser continuamente otimizadas para atender aos requisitos futuros de um consumo menor e mais ecológico”, explica o engenheiro mecânico Thomas Dahmen, autor principal do estudo.

No futuro, os pesquisadores esperam poder construir componentes metálicos impressos em 3D que vão além dos bicos de injeção de combustível. O objetivo é fabricar motores inteiros mais leves e eficientes, que possam ser adaptados aos navios de carga convencionais já em operação.

https://canaltech.com