Os naufrágios mais famosos do mundo

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A Nações Unidas estima que há mais de três milhões de navios naufragados no fundo de nossos oceanos
A Nações Unidas estima que há mais de três milhões de navios naufragados no fundo de nossos oceanos

 

Também não é incomum encontrar restos de naufrágios em diversas praias desertas e recifes de corais ao redor do mundo. Veja a lista reunida pelo site The World Geography.

 

Dimitrios, Grécia Esse naufrágio ficou famoso por sua localização pitoresca, uma praia de fácil acesso próxima a Gythio, na Grécia. Existem diversos boatos sobre a origem do navio e como ele teria ficado encalhado na praia, mas o mais comum afirma que teria sido usado para contrabando de cigarro entre a Turquia e a Itália.

 

SS Ayrfield, Austrália Esse navio de casco de aço, a vapor, de 1.140 toneladas e quase 80 metros foi construído no Reino Unido em 1911 e registrado em Sydney (Austrália) em 1912. O SS Ayrfield foi comprado pelo governo e usado para transportar suprimentos para as tropas americanas na região do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. O casco do navio está localizado perto da foz do Haslams Creek.

 

Eduard Bohlen, Namíbia O Eduard Bohlen encalhou na costa da Namíbia Costa do em 05 de setembro de 1909. Atualmente, seu esqueleto está enterrado nas areias a mais de 400 metros do litoral. O navio de carga, que pesa 2.272 toneladas e tem 95 metros de comprimento, encalhou devido a uma neblina espessa e naufragou na baía da Conceição durante uma viagem de Swakopmund a Table Bay. Os locais dizem que o naufrágio simboliza a solidão da costa da Namíbia.

 

O rebocador de Vila Nova de Milfontes, Portugal Esse navio rebocador encontra-se naufragado na bela praia de Vila Nova Milfontes. A população local afirma que o navio holandês, que era usado no contrabando de mercadorias, encalhou quando fugia da guarda costeira portuguesa.

 

Panagiotis, Grécia O Panagiotis está enterrado nas areias brancas de uma enseada na costa de Zakynthos (Zante), entre as Ilhas Jónicas da Grécia. O Navagio (Naufrágio), local onde o navio se encontra, é uma atração turística valorizada no lado noroeste da ilha, e recebe milhares de visitantes anualmente. O Panagiotis foi construído na Escócia em 1937 e, provavelmente, era utilizado no contrabando de cigarros. Seu naufrágio, em 1980, parece ter ocorrido durante perseguição da marinha grega.

 

La Famille Express, Ilhas Turcas e Caicos O La Famille Express é um barco muito enferrujada, que ficou preso em banco de areia na ilhas Turcas e Caicos há muito tempo. O navio está a cerca de 2 metros de profundidade e tem escadas improvisadas que permitem que os visitantes subam em seu casco.

 

Loullia, Egito O Loullia era um cargueiro panamenho, construído na Suécia em 1952. Seu naufrágio aconteceu em 29 de setembro de 1981, durante viagem de Aquava para Suez. A tripulação conseguiu abandonar o navio em segurança e seu casco é encontrado no topo do recife até hoje.

 

Murmansk, Noruega O navio de guerra Murmansk encalhou em 1994. A embarcação militar russa de 200 metros de comprimento tornou-se um marco. O Muemansk tem um design especial, pois foi projetado para ser algo entre um navio de guerra e um submarino.

 

Naufrágio do Rio Suriname, Suriname O navio do farol de aço, era utilizado como um barco a vela. Ele viajava da Holanda para o Suriname quando encalhou, em 1911. O barco abandonado perto do forte Amsterdam, no Suriname, está visível até hoje.

 

Protector, Austrália O Protector era um navio canhoneira encomendado e comprado pelo governo australiano em 1884 para defender a costa contra possíveis ataques russos. Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi requisitado pelo exército dos EUA. Porém, o Protector sofreu uma colisão quando ia de Gladstone para a Nova Guiné e foi abandonado.

 

World Discoverer, Ilhas Salomão Escondido em uma baía remota das Ilhas Salomão, o naufrágio do navio alemão World Discoverer enferruja lentamente. Construído em 1974, serviu vários proprietários por mais de 25 anos. Em abril de 2000, o navio colidiu com um recife de formação desconhecido ao largo da Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico. Pelo rádio, o capitão do navio pediu ajuda e os passageiros foram retirados de balsa. Ele ainda conseguiu mover o navio para a Roderick Bay, onde permanece até hoje.

 

Olympia, Grécia Este naufrágio está localizado em uma pequena baía de Livero na ilha grega de Amorgos. O navio encalhou em 1979, vindo de Chipre, sem nenhuma vítima. Um rebocador chamado Matsas Star tentou sem sucesso puxar o Olympia para fora do golfo e desde então este naufrágio faz parte da história da ilha.

 

Gallant Lady, Bahamas O outrora magnífico Gallant Lady agora repousa pacificamente contra uma costa rochosa na paradisíaca North Bimini, nas Bahamas. Há décadas, o cargueiro zarpou de Belize, e foi jogado contra a costa durante uma forte tempestade. Atualmente graças a ação das ondas o navio já se tornou um esqueleto enferrujado, que completa a bela paisagem local.

 

Maheno, Austrália O Maheno é o mais famoso dos naufrágios Fraser Island e se tornou uma atração turística. Construído em 1905, ele foi uma das primeiras embarcações com turbinas vapor. O Maheno seguia uma rota regular entre Sydney e Auckland até ser requisitado para se tornar um navio-hospital na Europa, durante a Primeira Guerra. Em 1935, o navio foi vendido para o Japão como sucata, mas ele não chegou ao destino final. O Maheno naufragou nas Ilhas Fraser durante uma tempestade.

 

Cabo Santa Maria, Cabo Verde Cabo de Santa Maria é um cargueiro naufragado em 1968 na ilha de Boa Vista, em Cabo Verde. Os destroços do navio se tornaram um símbolo da região e uma fonte de inspiração para pintores, fotógrafos. O Cabo Santa Maria aparece em artigos, livros, guias e revistas e é parada obrigatória para turistas.