ONG ‘recicla’ bikes usadas e doa para crianças carentes em SP

0
672
IMPRIMIR
Bicicletas recuperadas por voluntários são distribuídas para crianças carentes no ABC Paulista (Foto: ONG Doando Carinho)

Um grupo de amigos que pedala pelas ruas do ABC entregou 40 bicicletas reformadas para crianças carentes no Bairro Recreio a Borda do Campo, em Santo André, como parte da comemoração pelo Dia das Crianças. Eles receberam doações de bikes e montaram um mutirão para deixar as “magrelas” como se fossem novinhas em folha.

“É uma forma de ensinar a solidariedade, de dividir com outros”, disse Virgínia Bueno Nakovnik, presidente da ONG Doando Carinho, responsável pela ação voluntária.

Segundo ela, o grupo decidiu, no ano passado, distribuir marmitas para moradores em situação de rua. Em seguida, eles resolveram aliar o prazer em andar de bike e estimular a prática do pedal doando bicicletas para crianças carentes da região.

“A nossa primeira ação foi no Dia das Crianças do ano passado, quando entregamos 29 bicicletas no mesmo bairro em que fizemos a doação deste domingo. A segunda ação foi no Natal do ano passado, quando entregamos 52 bikes”, disse ela.

Virgínia acredita que os amigos voluntários tenham conseguido plantar a semente da solidariedade até mesmo em quem tem pouco. Ela lembrou que uma das crianças contempladas por uma bicicleta também fez uma doação para outras crianças. “Ele veio até nós e ofereceu uma bicicleta bem velhinha que ela tinha em casa, já sem condição de uso, para que a gente a arrumasse e doasse para outra pessoa.”

Crianças do bairro Recreio da Borda do Campo, em Santo André, recebem bicicletas reformadas (Foto: ONG Doando Carinho)

Crianças do bairro Recreio da Borda do Campo, em Santo André, recebem bicicletas reformadas (Foto: ONG Doando Carinho)

Um dos voluntários da ONG, que participa do mutirão, disse que é muito gratificante poder recuperar algo que não tem condição de uso e deixá-la pronta para ser usada novamente, como é o caso das bicicletas. “Não tem prazer e expectativa maior, é incrível ver a carinha de felicidade das crianças”, disse Emerson Garcia.

A entrega das bicicletas não é feita de forma aleatória ou de improviso. A ONG vai até o bairro que será contemplado com a campanha e realiza uma entrevista com os pais das crianças, perguntando idade da criança e tamanho, por exemplo. “Também pedimos autorização dos pais para entregar as bicicletas. A gente não faz sorteio, vamos antes e fazemos esse cadastro da família”, disse Virgínia.

Ela afirmou ainda que o próximo passo será o Natal. “Já temos 79 crianças cadastradas para ganhar bicicletas. Agora é correr atrás para conseguirmos as doações”, disse Virgínia.