O IPCC subestimou as mudanças climáticas

0
739
IMPRIMIR
No caso da elevação do nível do mar, o IPCC foi conservador demais. Os oceanos estão subindo mais rápido do que as estimativas do último relatório.

Um novo estudo mostra que o clima está mudando tão rápido quanto se previa. Em alguns casos, até mais rápido. O ritmo de elevação do nível no mar nas últimas décadas é maior do que o estimado nos últimos relatórios do IPCC, o painel da ONU sobre mudanças climáticas. Já as previsões do IPCC para elevação de temperatura foram bem acuradas. É o que mostra um estudo coordenado por Stefan Rahmstorf do Instituto Potsdam de Pesquisa em Impacto Climático e publicado na revista científica Environmental Research Letters. A equipe de Rahmstorf comparou as projeções das duas últimas edições do IPCC, de 2001 e 2007, com observações reais entre 1990 e 2011. Rahmstorf já vinha antecipando alguns desses resultados.

 

O IPCC coordena o esforço de milhares de pesquisadores de dezenas de países, inclusive o Brasil, para reunir o conhecimento mais atual e acurado sobre as mudanças climáticas. São pesquisadores de grandes centros de estudos ou universidades.

As previsões sobre aumento de temperatura foram as mais precisas. A pesquisa conclui que o aquecimento causado por gases poluentes, previsto pelos primeiros cientistas a estudar a questão nos anos 1960 e 1970, continua no ritmo de 0,16 grau centígrado por década. E que segue de perto as previsões dos modelos de computador publicadas pelo IPCC.