O exemplo Japonês em matéria de formação marítima

0
776
IMPRIMIR

“Swan on the Pacific Ocean” – É assim que chamam o “Nippon Maru II”, o maior navio escola de um país asiático. Este é o principal navio mercante escola à vela utilizado no Japão; mais de 12 mil marítimos já estudaram e treinaram à bordo desta “barca” de 4 mastros, que é gerenciada pelo NIST (National Institute for Sea Training). O Nippon Maru II tem 118 metros

por Erik Azevedo / BlogMercante

Falar sobre formação de marítimos no Japão seria como falar sobre futebol no Brasil. O sistema japonês difere muito do nosso atrasado sistema, o sistema adotado no japão se equipara mais ao simples sistema britânico ou norueguês de progressão na carreira. O navio escola à vapor/turbinas GINGA MARU, um dos 3 navios modernos usados para treinamento de tripulações.

Em resumo, ao contrário do que alguns poderiam imaginar, quem regulamenta e certifica, o trabalho marítimo no Japão, não são os militares, ao contrário do Brasil. Lá no Japão há um departamento específico autônomo, ligado ao Ministério dos Solos, Infraestrutura e Transportes. E toda sua Indústria Marítima como um é gerenciada por um órgão lá que seria uma parte da cadeira no Ministério dos Transportes Marítimos e Pesca e Construção Naval.
No sistema japonês, os 5 navios escola civis, são de propriedade de um Instituto Governamental, chamado de NIST, é através deste meio que todos os marítimos do Japão são treinados na prática marítima. vasta maioria dos marítimos japoneses, são gente do mar, começam na pesca, ou como moços de convés ou máquinas, (os cursos para formação de guarnição são feitos à bordo dos navios escola, período mínimo de mar,  2 meses), e com um curto tempo de mar (3 anos de mar como diz no o STCW Code), podem se eleger para cursar em muitas escolas técnicas do governo, o que seria um curso pós médio, e claro viajar no mínimo 1 ano nos três tipos de navios (vela, vapor, motor) que o NIST gerencia. Ou seja todo o oficial japonês um dia começou ou na pesca ou em embarcações menores, ou mesmo como guarnição de algum navio mercante, e durante sua formação adquiriu conhecimentos práticos em pelo menos três tipos diferentes de propulsão de navios.
1800 alunos ano são treinados nos 5 navios do NIST.