Novos navios de guerra brasileiros são qualificados e já podem ser construídos em Itajaí

0
17
IMPRIMIR
Novos navios de guerra brasileiros já podem ser construídos em Itajaí – Foto: Marinha do Brasil/Divulgação/ND

Uma seção das praças de máquinas da futura Fragata Classe Tamandaré foi apresentada e qualificada na terça-feira (21) no Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina. A qualificação aconteceu em um evento que contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil e do consórcio Águas Azuis, que vai executar o projeto desta e de mais três navios de guerra.

O modelo qualificado nesta terça é um “mock-up” e reproduz, em dimensões reais, parte da estrutura do navio. Ela foi verificada pela Sociedade Classificadora e pelas normas e requisitos contratuais. Agora, as embarcações já podem começar a ser construídas. Para o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Comandante da Marinha, essa construção é mais complexa e desafiadora e exige mão-de-obra qualificada e tecnologia para garantir que os navios de guerra estejam nos parâmetros contratuais.

“Isso traz ao Brasil uma capacidade de patrulharmos melhor a nossa Amazônia Azul, os 5,7 milhões de quilômetros quadrados de soberania sobre o mar que os brasileiros têm; traz a oportunidade da Marinha do Brasil se fazer mais presente aos chamamentos dos organismos internacionais tendo uma maior presença, cumprindo missões de paz do interesse do governo e do povo brasileiro”, afirma o almirante.

 https://ndmais.com.br/seguranca/forcas-armadas/novos-navios-de-guerra-brasileiros-sao-qualificados-e-ja-podem-ser-construidos-em-itajai/